Como ativar e inativar cadastros de pessoas no Operand

No OP, para lançar jobs, propostas, lançamentos financeiros ou qualquer outro tipo de documento, é obrigatório o vínculo a determinados tipos de cadastros.

A carteira de clientes, parcerias com fornecedores ou veículos, pode variar muito durante o ano. Assim como a mudança no quadro de colaboradores. 

É importante realizar a manutenção dos cadastros de todos os tipos de pessoas, mantendo as informações atualizadas e inativando todos aqueles contatos que já não têm mais relação com a sua empresa. 

A inativação garante, principalmente, para que novos documentos não sejam lançados, por engano, para essas pessoas ;)

Por padrão, nas pautas de pessoas, aparecem sempre os cadastros que são ativos e, a inativação é extremamente simples! Basta localizar o cadastro e, na pauta mesmo, alterar de Ativo para Inativo. 

Cadastro de Pessoas Ativo Inativo

No caso de colaboradores, a inativação só é possível se o cadastro do usuário, relacionado a ele, estiver sem acesso ao sistema. 

Você não precisa se preocupar em perder os registros associados a esses cadastros inativos, ok? Tudo continuará no sistema e, em todos os filtros, é possível buscar informações relacionadas a eles. 

Cadastro de Pessoas Ativo Inativo 2

Sempre que precisar ativar novamente um cadastro, é preciso realizar o filtro para buscar os cadastros inativos e realizar a alteração. 

Cadastro de Pessoas Ativo Inativo 3


Veja também: