Como ativar e inativar cadastros de pessoas no Operand

No OP, para lançar jobs, propostas, lançamentos financeiros ou qualquer outro tipo de documento, é obrigatório o vínculo a determinados tipos de cadastros.

A carteira de clientes, parcerias com fornecedores ou veículos, pode variar muito durante o ano. Assim como a mudança no quadro de colaboradores. 

É importante realizar a manutenção dos cadastros de todos os tipos de pessoas, mantendo as informações atualizadas e inativando todos aqueles contatos que já não têm mais relação com a sua empresa. 

A inativação garante, principalmente, que novos documentos não sejam lançados, por engano, para essas pessoas 😉

Por padrão, nas pautas de pessoas, aparecem sempre os cadastros que são ativos e a inativação é extremamente simples! Basta localizar o cadastro e, na pauta mesmo, alterar de ativo para inativo. 

Você também pode utilizar as ações em massa para ativar ou inativar vários cadastros de uma vez só.

No caso de colaboradores, a inativação só é possível se o cadastro do usuário, relacionado a ele, estiver sem acesso ao sistema. 

Você não precisa se preocupar em perder os registros associados a esses cadastros inativos, ok? Tudo continuará no sistema e, em todos os filtros, é possível buscar informações relacionadas a eles. 

Sempre que precisar ativar novamente um cadastro, é preciso realizar o filtro para buscar os cadastros inativos e realizar a alteração. 

Veja também: