O que é e como gerar um pedido de produção (PP)?

A PP é um documento que formaliza o acordo com um fornecedor de que uma peça, por exemplo, será produzida.

Todo documento no Operand é vinculado a um projeto e, com a produção, não é diferente. Por isso, antes de realizar o cadastro da PP no sistema, certifique-se de que o projeto relacionado a essa produção, já foi devidamente cadastrado :)

A PP, geralmente, é separada em três etapas: cotação, estimativa de custos e, por fim, o pedido de produção em si.

Como cadastrar uma PP:

É possível realizar o cadastro da PP por dentro do projeto ou pelo próprio módulo de PRODUÇÃO. Nesse módulo, clique em Adicionar Produção > preencha os campos obrigatórios que são o Título e Cliente. Os outros campos não são obrigatórios, mas a seleção de um projeto, definição de prazo e mais informações no briefing são bem importantes. Quanto mais informações, melhor! Depois é só Salvar, Salvar e Editar ou Salvar e Adicionar Novo.

A produção ficará na pauta para que o preenchimento das demais informações seja realizado. 

Obs.: se não vincular a um projeto já existente, o sistema criará automaticamente um projeto Geral.

Como incluir itens, quantidades e fornecedores:

Os campos para a inserção das informações, vão aparecendo aos poucos. O primeiro passo é incluir os itens que serão produzidos e suas respectivas quantidades

Depois, é necessário definir os fornecedores que produzirão os materiais.

Obs.: é possível avaliar vários requisitos dos fornecedores, dentro do cadastro deles, em Pessoas > Fornecedores, até chegar a uma média. Essa média aparece no módulo de produção, ao escolher o fornecedor.

Como incluir o valor de BV e honorários:

O BV é uma parte do valor da produção que ficará para a sua empresa. Esse valor geralmente é pago pelo fornecedor, mas existem acordos em que o cliente é quem paga o BV. Esse valor já está embutido no valor da produção.

Os honorários são valores que sua empresa irá ganhar, do cliente, por realizar essa ponte entre seu cliente e o fornecedor. Esse valor, quando informado, é acrescido no total da PP.

Resumindo: BV faz parte do valor da produção e honorários é um valor a parte.

Essas duas informações podem ser incluídas na PP e serão levadas em consideração na hora de gerar o faturamento e enviá-lo para o financeiro.

Como exportar a cotação:

A cotação é o documento que será enviado aos fornecedores e basta clicar em Exportar > Cotação, personalizar quais informações devem aparecer no documento para, enfim, Gerar PDF ou Imprimir para enviar aos fornecedores.

Se são vários fornecedores e a mesma quantidade a ser cotada com todos eles, deixe Sim em Incluir na CO/EC em apenas um deles e na hora de exportar, oculte os Fornecedores.

Como exportar a estimativa de custos:

A estimativa de custos é o documento que será apresentado ao cliente, já com os valores que os fornecedores informaram, para que ele escolha quem irá produzir o material. 

Você pode personalizar esse documento antes de exportá-lo. Ou seja, se for interessante mostrar para o seu cliente quais são os fornecedores cotados, é só deixar essa opção marcada. 

Caso você não queira que as informações de um fornecedor apareçam no documento, basta inativar a quantidade específica ou, se for o fornecedor como um todo, deixar Não em Incluir na CO/EC.

Como incluir observações gerais para clientes e fornecedores:

Sabemos que, muitas vezes, é preciso passar alguma orientação para o fornecedor e também para o cliente. Documentação é fundamental!

Existem dois campos específicos para Observações, tanto para clientes como para fornecedores. 

Além disso, é possível incluir informações relacionadas às Condições de Pagamento.

Há ainda a facilidade de pré-cadastrar essas observações, quando são padrões, na configurações do módulo de produção.

Como aprovar e exportar o pedido de produção:

O pedido de produção é a formalização de que a peça criada será, enfim, produzida!

Ainda na fase de Estimativa de Custos, é preciso aprovar o item que o cliente escolheu para então acessar a aba Pedido de Produção.

Ao Exportar a PP, é possível personalizar quais informações irão, ou não, aparecer.  Isso vale para a visão Fornecedor e também do Cliente.

As diferenças entre um e outro estão no que interessa para cada um deles. 

Obs.: se tiverem vários fornecedores, é preciso exportar o documento um de cada vez.

Como definir o faturamento e enviá-lo para o financeiro:

Cada empresa trabalha de um jeito específico e tem suas negociações com clientes e fornecedores. No sistema, é possível escolher uma das opções de Instrução de Faturamento e visualizar na descrição, que é pra não ter erro, se os lançamentos serão recebidos/cobrados das pessoas certas.

Se necessário, é possível Editar Faturamento para escolher a melhor data de vencimento, se a condição de pagamento será parcelada, e, em quantas vezes, para então Salvar e Enviar para o financeiro.

Obs.: depois de enviada para o financeiro, não é mais possível realizar edições no documento.

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