Como realizar um apontamento de horas

O controle de horas, quando feito de maneira efetiva, torna-se um grande aliado na hora da definição de preços dos serviços e prazos a serem passados para um cliente para a entrega de um trabalho. Também facilita a análise de rentabilidade de um projeto e da produtividade da equipe. Não é o máximo? 

Por entendermos que essa é uma ferramenta extremamente importante, disponibilizamos no sistema duas formas de controle: o timesheet e o reporte manual

O timesheet é, basicamente, um cronômetro. Você inicia e ele contabiliza as horas, automaticamente, até o momento em que você parar. Essa é a forma mais precisa para registrar o tempo investido em uma atividade. 

Você pode acionar o timesheet de duas maneiras: pela pauta e por dentro do documento! 

Na pauta, você precisa clicar no menu de contexto referente a atividade e clicar em iniciar timesheet!

Como apontar horas em atividades (Timesheet)

Já dentro do documento, basta clicar no reloginho e depois em iniciar. Muito fácil né? 😊

Como apontar horas em atividades (Timesheet) 2

Nos dois casos, quando o timesheet iniciar, vai aparecer uma “orelhinha” laranja, no canto superior direito da tela, onde você pode parar o timesheet e incluir uma descrição e se foi um apontamento relacionado a algum retrabalho

Sobre a descrição, sugerimos que seja sempre incluída para facilitar o entendimento do que estava sendo feito durante aquele tempo. Uma ideia é informar o mesmo descritivo da tarefa, por exemplo. 

Como apontar horas em atividades (Timesheet) 3

Sabemos que, no caso do timesheet, você pode esquecer de parar na hora certa e horas a mais serem contabilizadas, mas não há motivos para se preocupar, porque você pode fazer a correção e ajustar o apontamento 😉

Já o reporte manual, geralmente, é utilizado quando há um esquecimento no uso do timesheet. 

Dentro da atividade, basta clicar no reloginho e, em apontar, informar uma descrição, o tempo trabalhado, se foi um retrabalho e a data em que foi realizado.

Como apontar horas em atividades (Timesheet) 4

Com relação ao apontamento de horas, uma coisa é certa: quanto mais alinhada a equipe estiver em relação ao uso desse recurso, mais preciso o relatório de timesheet será. É sempre válida uma reunião para deixar bem claro os benefícios ganhos a partir desse controle!

Veja também: