O que é e como cadastrar o valor-hora do colaborador

O valor-hora é quanto sua empresa tem de custo, por hora, para manter um colaborador.

É cada vez mais importante entender e acompanhar os custos da mão de obra de um projeto ou quanto um colaborador custa para a sua empresa. Quando essa informação é associada ao apontamento correto das horas trabalhadas, os relatórios de apontamentos por usuários e apontamentos por clientes tornam-se extremamente estratégicos. 

Quando falamos do valor por hora de um colaborador podemos pensar em duas visões: 

  1. Visão do colaborador, que é baseada no salário mais os benefícios que ele recebe, dividido pelas horas trabalhadas. 
  2. Visão da empresa, que se refere à quanto custa para manter esse colaborador trabalhando. Esse cálculo é mais detalhado e vai além do salário que o colaborador recebe.
Para o cálculo valor/hora na visão da empresa sugerimos que considere alguns itens, como, por exemplo:
  • Custos diretos com o colaborador: salário, férias, benefícios, 13° salário, encargos (FGTS e previdência), plano de saúde, entre outros. É necessário fazer o cálculo por colaborador, ok? 😉
  • Custos indiretos: escritório/aluguel, internet, software, telefone, marketing, equipamentos, contabilidade, água, luz, impostos, seguros, entre outros. Faça a soma de tudo isso e divida pelo número de funcionários, para chegar ao custo indireto por colaborador.

Depois, somando os custos diretos com os custos indiretos e dividindo pelo total das horas que o colaborador trabalha por mês, você chegará a quanto a sua empresa possui de custo para manter o trabalhador. Esse deve ser o valor-hora considerado no momento em que o colaborador for alocado para desenvolver uma atividade na empresa.

Agora que você já sabe a definição e tem uma base para fazer o cálculo, é hora de informá-lo no sistema 😊

Com um usuário que tenha, pelo menos, permissão de acesso total ao cadastro dos colaboradores, acesse o módulo de pessoas e, em colaboradores, abra o cadastro de um deles. Em editar informações, na aba completa, você pode incluir essa informação. 

O valor-hora pode mudar de um mês para o outro, tendo em vista que os custos diretos e indiretos podem ser alterados, então você pode sempre atualizar essa informação, incluindo um novo registro, para que o custo computado até então não seja afetado. 

E, claro, se você vai começar a fazer o controle a partir de hoje e já tem os dados de todos os seus colaboradores, desde o começo do mês, por exemplo, pode registrar essa informação com data retroativa.

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