Central de Ajuda Operand

Como faço para gerar boletos com registro no Operand?

O Operand que é especialista na gestão de empresas criativas, conta com a integração do Boleto Simples, empresa especialista em emissão de boletos com registro. A geração de boletos poderá ser feita de forma integrada e fácil com a sua conta no Operand. Veja como:

1. Contratação e homologação Boleto Simples

O primeiro passo é ter acesso ao serviço oferecido pelo Boleto Simples, inicialmente é possível fazer a avaliação por 14 dias. Caso ainda não tenha feito essa etapa, clique aqui para ser redirecionado ao site da Boleto Simples.

Para a contratação do serviço, acesse esse link para que tenha direito ao valor especial para clientes Operand.

Com a conta criada faça a configuração junto com a equipe de suporte do Boleto Simples, esse processo é simples e rápido. Após a homologação da carteira, basta copiar a chave de API gerado no Boleto Simples para inserir em sua conta do Operand.

Atenção: A contratação e homologação do boleto será feita por você junto ao Boleto Simples. Para informações como: carteiras, custos de geração, baixa de boletos e geração de arquivos de remessa ou arquivo de retorno, contate o gerente da sua conta.

2. Configuração e integração no Operand

Acesse o menu Configurações > Módulos e funções > Boleto,  insira a chave de API, clique em Conectar e aguarde a mensagem de validação.

Relacione as contas bancárias cadastradas no Operand com as carteiras configuradas no Boleto Simples. Atenção! Essa relação fará o cruzamento de informações para gerar os boletos, assim deve estar correta.

3. Emissão de boletos no Operand

Agora, você já pode gerar boletos com registro! Acesse o módulo FINANCEIRO > Lançamentos, identifique qual lançamento de receita você deseja emitir o boleto ou cadastre uma nova receita.

Para gerar boletos, é necessário que o cadastro do remetente esteja completo com: CNPJ/CPF, CEP, Estado, Endereço, Bairro e Cidade.

No lançamento, selecione a conta bancária que possui carteira homologada e coloque a data de vencimento, que deve ser futura. Obs.: Não é possível gerar boletos em atraso ou para o dia atual.

Na pauta de Lançamentos, visualize o lançamento e clique no ícone de opções > Gerar.

Faça a conferência de informações e preencha os campos de Instruções para o Caixa, Multa por Atraso e/ou Juros de Mora.

Essas informações ficarão registradas para os próximos boletos gerados. Ao clicar em Gerar, será gerado um link do boleto. Para facilitar, é possível encaminhar o boleto para o remetente direto pelo sistema.

O boleto gerado ficará registrado no lançamento e poderá ser visualizado ao lado do valor, através do ícone do boleto.

4.  Gerar Arquivo Remessa

Para que o banco tome conhecimento dos boletos gerados no Operand, é necessário enviar o arquivo remessa. Dessa forma, o banco poderá identificar os valores que serão recebidos e se estão de acordo. Para gerar o arquivo remessa, acesse o módulo FINANCEIRO > Boletos > Gerar Remessa, escolha a carteira  e clique em Enviar. Com o arquivo gerado faça o upload e envie-o através do portal do seu banco.

Após esse procedimento é importante que aguarde o retorno do banco. A baixa dos boletos deve ser realizada via arquivo de retorno e não manualmente, pois a baixa manual não implicará na integração das informações com o Boleto Simples. Para informações sobre como importar arquivo retorno, clique aqui.

Na pauta de Lançamentos, o ícone do boleto ficará em cinza enquanto o boleto estiver em aberto e em verde quando o boleto for quitado através do arquivo remessa.

Atenção: Ao reabrir um lançamento no sistema, o boleto se manterá como pago.

Para informações sobre a emissão da segunda via do boleto, clique aqui. Para cancelar um boleto, clique no menu de opções disponível na tela de Lançamentos e clique em Cancelar. Um boleto só pode ser cancelado se ainda não foi quitado.