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Como fazer a conciliação bancária no Operand?

Para realizar o processo de conciliação bancária, primeiramente precisamos realizar o cadastro das contas bancárias para lançar as movimentações financeiras (Entradas/Saídas) no controle financeiro interno, ou seja, no módulo FINANCEIRO do Operand. Para mais detalhes sobre a criação de contas bancárias, clique aqui.

No módulo FINANCEIRO > Contas / Conciliação, estarão listadas as contas bancárias de sua empresa. Escolha uma conta e clique em Conciliação Bancária para iniciar o processo. Você precisará ter em seu dispositivo o extrato no formato .ofx, que contém as movimentações financeiras da conta e que poderá ser baixado no portal do seu banco. A próxima etapa é importar o extrato. Clique no botão Importar Extrato (.OFX) e em Selecionar o arquivo (.ofx) para buscar o arquivo salvo em seu dispositivo, depois confirme clicando em Importar.

Após importar, o sistema mostrará o total de lançamentos para conciliação bancária e o total de lançamentos identificados. A identificação acontece quando as movimentações financeiras registradas no controle financeiro interno possuem Data e Valor idênticos em comparação ao extrato bancário.

Os lançamentos identificados pelo sistema que estiverem corretos podemos Conciliar. Caso, você verifique que o lançamento registrado no sistema não possui relação com o que está em seu extrato bancário, clique em Desvincular.

Para lançamentos não identificados, será necessário efetuar a busca do lançamento correspondente no sistema, clique no botão + > Localizar Fatura. Os lançamentos que possuem informações similares serão listados, caso não visualize podemos utilizar a opção +Filtros.

Os lançamentos listados seguem as seguintes condições:

  • Possuir valor de até 10% para mais ou para menos em comparação ao extrato bancário.
  • Possuir data com até 2 dias de diferença para mais ou para menos em comparação ao extrato bancário.

Ao visualizar o lançamento correspondente no sistema, basta marcá-lo. Para realizar a conciliação, o lançamento marcado deve ter o mesmo valor do extrato bancário. Caso contrário, clique sobre o valor para alterar, e em seguida o botão Confirmar ficará habilitado.

Caso a data registrada no extrato for diferente da data lançada no controle financeiro interno, será considerado a data de recebimento/pagamento que consta no extrato bancário.

Os lançamentos que constam no extrato, mas que ainda não foram registrados no sistema poderão ser lançadas por meio do botão + > Despesa/Receita. Depois de salvo, o lançamento estará disponível para conciliação.

Os lançamentos conciliados indevidamente poderão ser desconciliados e desvinculados. Ao desconciliar, o lançamento continuará quitado em Lançamentos e qualquer edição ficará sob a responsabilidade do gestor financeiro.

Depois que todos os lançamentos foram conciliados conforme o extrato bancário, você pode encerrar o lote.

No controle financeiro interno, os lançamentos conciliados estarão sinalizados e quitados. Você também poderá utilizar o filtro de Situação com as opções Conciliado e Não Conciliado.