Central de Ajuda Operand

Como funciona o arquivo retorno de cobrança no Operand?

Os arquivos retorno de cobrança são lotes de recebimento fornecidos pelo banco às empresas para que seja feita a conciliação. Com esse arquivo, é feita uma análise de quem fez ou não o pagamento dos boletos de forma eletrônica, evitando o trabalho manual. Esse arquivo é gerado no seu internet banking e deve ser importado no Operand para que seja feita a sua leitura. Para importar, acompanhe os passos a seguir:

Após gerar boletos com registro pelo sistema e enviar o arquivo remessa via internet banking, aguarde a baixa dos boletos. Assim que estiver disponível no portal do seu banco, faça a exportação do arquivo retorno e em seguida a importação no Operand. Acesse o módulo FINANCEIRO > Boletos > Importar Retorno e selecione o arquivo gerado.

Ao importar, o sistema identificará os boletos recebidos e efetuará a quitação do lançamento correspondente. Se a data ou o valor recebido pelo banco forem diferentes do boleto gerado, o lançamento será atualizado (Situação comum quando o boleto é pago em atraso, gerando uma multa, alterando o seu valor final).

O ícone do boleto ficará com borda verde quando o lançamento for quitado através do arquivo retorno de cobrança.