Como gerar e enviar o relatório do faturamento em mídia para o CENP-Meios

O CENP-Meios é um sistema do Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP), que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.

Existe uma cartilha, elaborada pelo CENP-Meios, com orientações relacionadas aos preenchimentos dos PI’s para que não haja nenhum problema no envio e informações do arquivo. É muito importante que você leia até para entender melhor porque tantos ajustes são necessários. 😊

Tudo que vamos te explicar é imaginando que você use o sistema há muito tempo, ok? Mas se você é novo no Operand e já quer ativar essa funcionalidade, você pode continuar lendo o artigo para saber quais são os requisitos obrigatórios para que a integração funcione. 

 

Como ativar a integração com o CENP-Meios

Assim como outras funções do sistema, é necessário acessar as configurações do OP, com um usuário que tenha permissão de administrador, para realizar a ativação da integração em módulos e funções.

 

Como configurar o Operand para gerar o arquivo

Para gerar os relatórios e, depois, enviá-los ao CENP-Meios, é preciso realizar alguns ajustes no sistema, relacionados aos cadastros das empresas, redes, veículos, praças e no documento de mídia do tipo internet.

Além disso, existe uma configuração de envio, por meio de uma importação de arquivo ou cadastro manual, para que seja possível realizar a transmissão automática do relatório pelo Operand.

Vamos te explicando tudo aos poucos!

Você precisa ter, pelo menos, permissão de acesso total ao módulo de mídia, aos cadastros de veículos e, no caso das empresas, ter perfil de administrador. Na primeira vez, esse processo será um pouco mais trabalhoso. Mas garantimos que depois, no dia a dia, ficará mais fácil 😉 

 

Empresas

Para enviar o relatório ao CENP-Meios é necessário que eles saibam a qual empresa ele se refere. Então, nas configurações do sistema, no cadastro das empresas, certifique-se que a empresa padrão ou todas que você gera mídias estejam com o CNPJ e Razão Social informadas. 

 

Redes

No caso das redes, será necessário cadastrar todas aquelas vinculadas aos veículos televisivos, definindo se é uma rede de TV aberta ou por Assinatura. Essa configuração vale apenas para mídias TV e, se você não realizar essa configuração, todas as mídias do tipo TV, na geração do relatório, serão consideradas como do tipo TV Aberta.

Se você possui o veículo NSC Joinville cadastrado, por exemplo, nas configurações do módulo de mídia, precisará cadastrar a Rede Globo como TV aberta.

 

Veículos

Nos cadastros de todos os veículos, com exceção daqueles que são do tipo internet, serão necessários ajustes para que o relatório seja gerado com as informações corretas. 

Até para você entender, quando o módulo estiver ativo na conta, haverá uma hierarquia em relação ao tipo da mídia: se é do Operand ou do CENP-Meios. A do CENP-Meios sempre prevalecerá, quando estiver preenchida dentro do cadastro do veículo. 

No passo anterior explicamos como cadastrar as redes, certo? Será necessário então, localizar todos os cadastros dos veículos do tipo TV e vincular a uma rede. No caso da NSC Joinville, vincular com a Rede Globo. 

Apenas na mídia TV não será preciso preencher o campo tipo de mídia para o CENP-Meios, porque se você cadastrou a rede, essa informação já é puxada de lá.

Agora, para todos os outros veículos (com exceção daqueles de internet, não esqueça), você deve fazer o ajuste.

Por exemplo, nos cadastros dos veículos do tipo cinema, que não são “nativos” do Operand, será necessário preencher o campo tipo de mídia para o CENP-Meios como cinema.

Lembra que falamos um pouco acima sobre a hierarquia? Se o veículo não tiver o tipo de mídia para o CENP-Meios informado no cadastro, será considerado o tipo do Operand. 

Apenas mídias do tipo OUTRAS no OP que mudam para EXTERIOR na geração do relatório, ok? 

Ou seja, considerando o exemplo do cinema, se você não definir o tipo CENP-Meios no veículo, será considerada como OUTRAS que, ao mesmo tempo, será convertida para EXTERIOR ao gerar o relatório para transmissão.

 

Tipo de mídia INTERNET

Depois da ativação do módulo, o CENP-Meios estará disponível no menu de mídia. Logo irá aparecer uma mensagem avisando que é preciso corrigir inconsistências e problemas do cadastro, relacionadas às praças e a alguns documentos, que são do tipo internet.

Para as mídias INTERNET, orientamos que escolha a opção corrigir mídia e faça a correção dentro do documento mesmo, determinando o formato. De acordo com a cartilha disponibilizada pela entidade, é necessário classificar melhor o tipo de mídia: internet busca, social, vídeo, áudio ou display e outros.

Caso um veículo de internet tenha um único formato, como internet busca, por exemplo, você pode realizar essa configuração dentro do cadastro do veículo, sem problemas, conforme o passo anterior. 

 

 

Praças 

Já cansou? Estamos quase no fim! 😊

Além dos documentos, em corrigir inconsistências e problemas do cadastro, serão listadas todas as praças que precisam de ajustes.

Ao clicar em corrigir basta apenas informar a UF e cidade dessa praça. Para praças de abrangência nacional, escolha a UF BR e praça Brasil. Para praças que abrangem todo o interior de um estado, escolha o estado e depois procure por SC-Interior, por exemplo. 

Esse ajuste impacta apenas no relatório para o CENP-Meios, ok? Não precisa se preocupar, porque os cadastros das mídias, praças e importação ou cadastro de tabelas de preços continuarão iguais.

Falando nisso, informar o mnemônico das praças, exclusivamente, para a integração com o CENP-Meios não é obrigatório, mas se você importa a tabela Jove, cadastra tabelas de preços ou se faz a exportação do arquivo para compra de mídia no Globo Ads, preencher esse campo já ajuda muito e otimiza o seu tempo. 

 

 

Configuração de envio

Também aparecerá uma mensagem para configurar empresas emissoras do Cenp-Meios. Você precisará entrar em contato com eles, via e-mail (cenpmeios@cenp.com.br), solicitando tudo o que for necessário para realizar a parametrização da empresa 😊

Eles enviarão um arquivo compactado (ou mais de um, dependendo de quantas empresas você tem cadastradas no Operand e emite PI) e também uma senha para acessar esse arquivo. Em configurar envio, você vai precisar apenas escolher a empresa, clicar em importar, selecionar o arquivo compactado mesmo, do jeitinho que eles te enviaram, informar a senha e fazer o upload. Essa é a forma mais fácil de realizar a parametrização!

Se, em algum momento, os parâmetros do CENP-Meios mudarem, você pode clicar no ícone de engrenagem para fazer os ajustes necessários, seja manualmente ou com a importação de um novo arquivo. 

Sempre que uma nova empresa, praça, rede ou veículo for cadastrado no sistema e uma mídia for gerada, com o faturamento enviado ao financeiro, se os dados não estiverem com os requisitos para geração do relatório, será necessário realizar os devidos ajustes conforme tudo o que descrevemos até aqui.

Sabemos que são muitos passos e que tudo pode parecer muito confuso, mas se precisar de ajuda, conte com a gente!

 

Como gerar o arquivo e enviá-lo ao CENP-Meios

Agora que está tudo, devidamente, ajustado e configurado, é chegada a hora de gerar os relatórios. 

Em gerar, você precisa selecionar a empresa e o mês do relatório para depois clicar em exportar! Essa exportação é mês a mês e empresa por empresa, caso tenha mais de uma cadastrada no sistema. Os relatórios disponíveis para geração são sempre do mês anterior para trás, ok?

Todos os relatórios gerados estarão disponíveis para conferência e transmissão ao CENP-Meios. 

Ao clicar em transmissão, o relatório será enviado, automaticamente, ao CENP-Meios de acordo com as configurações de envio realizadas 😊

Os metadados devem ser enviados ao CENP-Meios mensalmente através do Operand (com atraso de 3 meses). Por meio do processo descrito acima, é realizada a criação de um arquivo em formato XML criptografado (sistema a sistema) e, quando transmitido aos servidores do CENP, contém apenas e exclusivamente informações extraídas somente dos PI's de compra de mídia faturada pelas agências, totalizados por: período de veiculação, praça/mercado de veiculação e UF, meio, agência e valor total faturado.

Caso você realize a transmissão do arquivo e tenha alguma dúvida relacionada às informações enviadas, entre em contato com o time do CENP-Meios, via e-mail (cenpmeios@cenp.com.br), que eles poderão lhe auxiliar.

As informações que constam no relatório são extraídas de documentos de mídia enviados para o financeiro naquele mesmo mês. Por exemplo: uma mídia com faturamento gerado em junho/2020 vai aparecer no relatório de junho/2020.

É muito importante ressaltar que não é possível reabrir o faturamento das mídias após a transmissão do relatório para o CENP-Meios. 

Veja também: