O que é e como gerar um pedido de inserção (PI)?

A PI é um documento que formaliza o contrato de compra de mídia, autorizando o início de uma veiculação.

Todo documento no Operand é vinculado a um projeto e, com a mídia, não é diferente. Por isso, antes de realizar o cadastro da PI no sistema, certifique-se de que o projeto relacionado a essa veiculação, já foi devidamente cadastrado :)

Como cadastrar uma PI:

É possível realizar o cadastro da PI por dentro do projeto ou pelo próprio módulo de MÍDIA. Nesse módulo, clique em Adicionar Mídia > preencha os campos obrigatórios que são o Título, Cliente e Tipo de mídia. Os outros campos não são obrigatórios, mas a seleção de um projeto, definição de prazo e mais informações no briefing, caso outra pessoa seja responsável pela montagem da grade, são bem importantes. Quanto mais informações, melhor! Depois é só Salvar

A PI ficará na pauta para que o preenchimento das demais informações seja realizado. 

Obs.: se não vincular a um projeto já existente, o sistema criará automaticamente um projeto Geral.

Como incluir a grade de veiculação:

Na PI, os campos para a inserção das informações, vão aparecendo aos poucos. O primeiro passo é incluir as peças que serão veiculadas. Depois, é necessário definir a Praça e o Período em que a veiculação irá acontecer.

A partir desse momento, será possível Adicionar Peça à Grade e avançar na PI. Levando como exemplo uma mídia TV, é hora de selecionar a peça, informar o Programa, Formato, quantas Inserções por dia no mês, Valor unitário e se tem Desconto

Obs.: se precisar definir em uma única PI todas as veiculações que irão acontecer durante o ano, é necessário adicionar várias grades, uma para cada mês. 

Como incluir o valor de comissão e honorários:

A comissão é uma parte do valor da veiculação que ficará para a sua empresa. Esse valor geralmente é pago pelo veículo, mas existem acordos em que o cliente é quem paga a comissão. Esse valor já está embutido no valor da veiculação.

Os honorários são valores que sua empresa irá ganhar, do cliente, por realizar essa ponte entre seu cliente e o veículo. Esse valor, quando informado, é acrescido no total da PI.

Resumindo: comissão faz parte do valor da veiculação e honorários é um valor a parte.

Essas duas informações podem ser incluídas na PI e serão levadas em consideração na hora de gerar o faturamento e enviá-lo para o financeiro. 

Como incluir observações gerais para clientes e veículos:

Sabemos que, muitas vezes, é preciso passar alguma orientação para o veículo e também para o cliente. Documentação é fundamental!

Existem dois campos específicos para Observações, tanto para clientes como para veículos. 

Há ainda a facilidade de pré-cadastrar essas observações, quando são padrões, na configurações do módulo de mídia. 

Como exportar a PI:

Ao realizar a exportação da PI, é possível personalizar quais informações irão, ou não, aparecer. No sistema, ao Exportar, são dadas duas visões: a do Veículo e a do Cliente. Existe essa diferença, porque algumas informações e forma de apresentação, competem somente a uma dessas pessoas.  

Como definir o faturamento e enviá-lo para o financeiro:

Depois que a grade é definida, comissão e honorários informados, é hora de definir como será o faturamento dessa PI. Cada empresa trabalha de um jeito específico e tem suas negociações com clientes e veículos. No sistema, é possível escolher uma das opções e visualizar na descrição, que é pra não ter erro, se os lançamentos serão recebidos/cobrados das pessoas certas. 

Se necessário, é possível Editar Faturamento para escolher a melhor data de vencimento, se a condição de pagamento será parcelada, e, em quantas vezes, para então Salvar e Enviar para o financeiro

Obs.: depois de enviada para o financeiro, não é mais possível realizar edições no documento.

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