Qual empresa que, hoje em dia, não usa cartão de crédito? Seja para pagar o Uber do deslocamento até reunião com um cliente como para realizar os pagamentos relacionados a investimentos em mídias sociais.
É comum “sair do controle” quando o assunto é crédito, mas pelo Operand é possível acompanhar esses gastos para possíveis análises financeiras.
Você precisa apenas cadastrar uma conta bancária para o cartão de crédito, como, por exemplo, o Nubank - Crédito.
Sempre que você fizer uma compra no cartão, cadastre o lançamento financeiro informando a data de competência como a data da compra e o vencimento como a data do pagamento da fatura. E, claro, vinculando à conta do cartão. Se conseguir definir a qual categoria essa despesa refere-se, melhor ainda para as análises futuras ;)
Falamos muito em despesas, mas existem os estornos que também podem acontecer. Aí, você lança como uma receita dentro do sistema.
O saldo dessa conta bancária será, quase sempre, negativo, principalmente se você gerenciar essa conta com bastante frequência.
Quando for chegada a hora do pagamento da fatura, você precisará fazer uma transferência entre contas dentro do sistema. Ou seja, se você usou o saldo da Nu Conta para pagar a fatura, bastará apenas transferir esse valor para a conta do Nubank - Crédito.
Se você quer saber de que forma o limite do cartão está sendo usado, você pode analisar o relatório por competência que mostra, mês a mês, quanto e com o quê ele foi gasto. É uma maneira bacana de identificar gastos excessivos com aplicativos de transporte, por exemplo, e tentar buscar alternativas, como videoconferências 😉
Veja também: