Como realizar o controle de retrabalho

Que atire a primeira pedra a empresa que nunca precisou refazer um job, seja um ajuste de texto ou uma alteração completa por conta de uma mudança de escopo.

Para realizar ações com o objetivo de minimizar o tempo investido na famosa refação, é necessário controlar em quais jobs, com quais clientes, colaboradores ou etapa do processo, o retrabalho acontece mais. É preciso identificar onde está o gap para atuar, efetivamente, em cima disso. 

Com o recurso timesheet (que a gente ama), além de realizar o controle de horas normais investidas, é possível também controlar as horas alocadas para o retrabalho. 

Quando você pára o timesheet no modo automático, ao salvá-lo, basta clicar em adicionar descrição e informar o que estava sendo feito naquele período (informação é tudo!) e marcar a opção retrabalho.

Como realizar o controle de retrabalho

Já quando você faz um apontamento manual, depois de informar a data e horas trabalhadas, adicionar descrição para identificar com mais facilidade o que foi alterado é só marcar a opção retrabalho.

Como realizar o controle de retrabalho 2

Apontamentos referentes a retrabalho são identificados com a sigla RT e os apontamentos de horas normais, são identificados com a letra N.

Caso o apontamento já tenha sido realizado e seja necessário editar o tempo para retrabalho, basta acessar o job e, na aba timesheet, clicar em cima no N e fazer a troca para a sigla RT

Como realizar o controle de retrabalho 3

Somente o usuário que realizou o apontamento ou um usuário com permissão total ao módulo de jobs, consegue realizar essa alteração. 

Com os apontamentos de horas sinalizados como retrabalho é hora de analisar!

Nos relatórios Timesheet, Apontamentos por Usuário e Apontamentos por Cliente basta usar o filtro para identificar quanto tempo a sua empresa investiu em retrabalho. 

Na visão Resumida do relatório Timesheet existe um gráfico para a visualização mais clara, e rápida, de quanto tempo foi investido em Retrabalho (RT) e em Horas Normais (N). 

Como realizar o controle de retrabalho 4

Com essas informações em mãos, é hora de pensar em ações para lidar e minimizar o índice de retrabalho.

Veja também: