Como verificar o retorno financeiro de um cliente/projeto com o Operand

Você tem um cliente, mas não sabe ao certo se sua empresa está tendo um retorno financeiro positivo na execução de determinado projeto, por exemplo? 

No Operand, você pode cruzar informações de dois relatórios para ter essa resposta. Porém, é preciso realizar algumas configurações e utilizar o sistema da maneira correta para que os relatórios também revelem a realidade da sua empresa.

Em primeiro lugar, é importante que as propostas, produções e mídias sejam geradas e enviadas para o financeiro e, esse time, por sua vez, tem a missão de acompanhar e manter a pauta de lançamentos organizada. Valores a parte, sem relação com os documentos, mas que tenham a ver com o projeto, também precisam ser cadastrados.

Além disso, é preciso informar o valor-hora de cada um dos colaboradores e implantar a cultura de uso do timesheet. Se é fácil? Claro que não, mas é praticando e não desistindo que essa ação, inicialmente “forçada”, vira hábito. 

Com a garantia de que os módulos estão devidamente integrados com o financeiro, valores sendo quitados e organizados da maneira correta, valor-hora cadastrado e apontamento de horas sendo realizado, bora analisar? 😊 

No relatório de movimentação por cliente, personalize a data, escolha o cliente e depois o projeto que será analisado, caso seja sua intenção. Na visão resumida estarão os gráficos e, na detalhada, todos os lançamentos vinculados ao projeto, conforme os filtros realizados. Se, só com esse relatório, o saldo estiver negativo na visão detalhada, já é uma situação bem grave, porque vocês estão pagando para atender o cliente.


Mas vamos adiante! No relatório de apontamentos por cliente, personalize a data, escolha o cliente e também o projeto. No gráfico mesmo, você já conseguirá visualizar o custo da mão de obra da sua equipe na execução de projeto para esse cliente. 


Você vai precisar fazer somente o cálculo do saldo apresentado na movimentação por cliente menos o custo da mão de obra mostrado no apontamentos por cliente. Se for negativo, significa que sua empresa não está tendo um retorno positivo. Mas, no nosso exemplo, o retorno está maravilhoso 😆

Caso você queira ir além na análise do custo da mão de obra, utilize o relatório de apontamentos por usuário. Os mesmos filtros podem ser usados, mas você conseguirá entender o custo de cada um dos colaboradores da sua equipe. 

Sabendo disso, medidas podem ser tomadas, concorda? Para cliente com o saldo baixo na movimentação por cliente, você pode alocar colaboradores com um valor-hora menor para a execução das atividades desse projeto. Também pode realizar o reajuste no valor dos serviços, começar a cobrar pelas alterações solicitadas em excesso e até a demissão de um cliente pode acontecer. 

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