Como verificar o retorno financeiro de um cliente ou projeto?

Você tem um cliente mas não sabe ao certo se sua empresa está tendo um retorno financeiro positivo na execução de determinado projeto? No Operand é possível cruzar informações de dois relatórios e obter essa resposta!

Para que os relatórios revelem a realidade da sua empresa é necessário realizar algumas configurações e utilizar o sistema de uma maneira eficaz.

Quais as configurações necessárias para obter estas informações?

Primeiro é importante que as propostas, produções e mídias sejam geradas e enviadas para o financeiro e que estas faturas sejam acompanhadas e atualizadas para manter a pauta de lançamentos organizada.

Todos os valores que tenham ligação com o projeto precisam ser cadastrados e vinculados a ele.

Além disso, é preciso cadastrar o valor hora de cada colaborador e os usuários devem utilizar o timesheet de forma rigorosa na execução das atividades.

Como verificar o retorno financeiro de um cliente ou projeto?

Com todas as informações necessárias cadastradas no sistema é possível analisar estes dados. Utilizaremos dois relatórios: o de movimentação por cliente e o de apontamentos por cliente.

Movimentação por cliente: clique em Relatórios > Financeiro > Movimentação por cliente. Personalize a data nos filtros e defina o cliente e o projeto ‒ caso queira analisar um projeto específico.

No modo detalhado é possível visualizar o saldo, de acordo com os filtros aplicados.

Apontamentos por cliente: clique em Relatórios > Timesheet > Apontamentos por cliente. Personalize a data nos filtros e defina o cliente e o projeto ‒ caso queira analisar um projeto específico.

No modo resumido é possível visualizar o custo da mão de obra, de acordo com os filtros aplicados. Esta informação considera o valor hora de cada colaborador multiplicado pela quantidade de horas apontadas nos jobs.

Agora é necessário unir essas informações. O cálculo a ser feito é: saldo (obtido no relatório de movimentação por cliente) - custo da mão de obra (obtido no relatório de apontamentos por cliente).

Se o saldo for R$22.278,60 e o custo for R$258,50, por exemplo, o cálculo deve ser:

22.278,60 (saldo) - 258,50 (custo da mão de obra) = 22.020,10

O resultado do cálculo é referente ao retorno do cliente ou projeto analisado. Se o resultado for negativo é importante atentar-se e pensar em alguma ação, como reajustar o valor dos serviços ou cobrar pelas alterações solicitadas, por exemplo.

Importante: informações relacionadas a projetos ocultos e documentos pertencentes a projetos ocultos não são contabilizadas no relatório de apontamentos por cliente.

 

 

Veja também: