Quais os tipos de mídia, siglas e quando utilizar

Para cada campanha existe uma estratégia, e, diante disso, faz parte identificar o melhor meio de comunicação (tipo de mídia) para atingir o público-alvo perfeito!

Ao elaborar uma PI, no Operand, existe uma informação essencial que precisa ser definida: o tipo de mídia. 

É essa escolha que irá determinar quais campos irão aparecer na PI, como, por exemplo, a grade para incluir as inserções. 

No Operand existem alguns tipos de mídia para escolha e cada uma delas possui uma sigla para identificação. São elas:

TV – Mídia TV: o investimento em mídia televisiva pode até ser alto, mas o alcance em massa é inquestionável.

RA – Mídia Rádio: por onde for, esse meio de comunicação vai junto. O rádio, depois da TV, é um ótimo veículo quando o objetivo é um alcance em massa.

JO – Mídia Jornal: o público que consegue esse tipo de mídia é mais seleto. Esse meio de comunicação permite que os anúncios sejam em variados formatos. 

EX – Mídia Externa: somos visuais e, dependendo de como for a campanha, basta uma vez para vermos um outdoor, por exemplo, e não esquecermos tão fácil.  

RE – Mídia Revista: esse meio de comunicação é muito semelhante à mídia jornal - público seleto, exigente, formador de opinião. 

ON – Mídia Online: o digital está em uma crescente e, novas possibilidades, são nos apresentadas dia após dia. Consumimos a internet o tempo inteiro e esse tipo de mídia nos dá um leque de opções quando o assunto é veiculação e segmentação: patrocínio de posts, blogs, e-mail marketing, banners, anúncios em motores de busca. 

PO – Mídia Portal: quem é que não acessa um site de notícias para se manter atualizado né? Os anúncios em sites e portais web também têm seu público.


OU – Outras Mídias: com tantos meios de comunicação disponíveis, inovar é preciso. Em outras mídias é possível registrar veiculações em elevadores, escadas rolantes, carro da empresa, etc. 

Obs.: o tipo de mídia é definido ao cadastrar a PI e não pode ser alterado depois disso. 

Atenção: Em breve, haverá uma atualização em relação aos tipos de mídia para se adequar às exigências do CENP. Fique de olho!

Veja também: