Diferença entre Situação e Status no Financeiro

Algo que gera muita dúvida ao consultar um lançamento financeiro, são as informações de status e situação. Mas afinal, qual a diferença entre essas duas funcionalidades?

O status, que pode ser personalizado nas configurações do financeiro, tem como principal objetivo o gerenciamento interno dos lançamentos.

Nas configurações, ao cadastrar esses status para controle interno, é possível definir se eles servirão para gerenciar Despesas, Receitas ou até mesmo, os dois. 

Muitas empresas acabam cadastrando novos status para identificar que determinado lançamento foi pago/recebido. Devemos alertar que isso não é o adequado, tendo em vista que um status não tem nenhuma ação efetiva em um lançamento financeiro e seus valores são contabilizados como em aberto.

Já a situação de um lançamento é reflexo de uma ação do sistema. Ou seja, a quitação e o cancelamento de uma fatura impactam em saldos do financeiro, por exemplo. Então são ações e, consequentemente, situações. Assim como transferência entre contas, lançamentos em atraso e conciliação bancária.

Ao cadastrar ou editar os lançamentos, os status e as situações ficam agrupadas no mesmo combo.

Para filtrar por cada tipo de lançamento é necessário usar os filtros corretos. Se você precisa, por exemplo, saber quais são os lançamentos que estão em negociação, pode usar o filtro por status.

Mas se quer saber quais lançamentos foram quitados, será necessário usar o filtro por situação Realizado que corresponde à Quitação.