O que é e como usar status em jobs e tarefas

O status representa a etapa em que determinada atividade se encontra dentro do fluxo de trabalho da sua empresa.

A organização em qualquer empresa é essencial, mas conseguir manter a pauta organizada é muito difícil: jobs que precisam ser encaixados, cliente solicitando alteração de última hora, etc.

O primeiro passo é estruturar o fluxo pelo qual as atividades devem passar e, a partir disso, fazer o encaixe no sistema através da criação dos status. 

Como cadastrar e editar os status

Pensando na metodologia ágil, os status poderiam ser mais enxutos, como Backlog > To do > Doing > Done.

Para uma equipe de criação, talvez os melhores status seriam: Planejamento > Em Execução > Aprovação > Ajustes > Finalizado.

Para realizar o cadastro ou edição dos status, com um usuário que tenha, pelo menos, acesso total em jobs, basta acessar Configurações > Jobs > Status > informar o nome e a cor do status e Salvar.


Ao cadastrar ou editar um status é possível definir se as atividades, quando estiverem com esses status, irão ou não contabilizar como atraso. 

Como reordenar os status

Caso a ordenação dos status não esteja de acordo com o fluxo de trabalho, é só arrastar cada status e deixá-lo na ordem desejada. A ordem será a mesma apresentada no momento da seleção dentro do job.


Como inativar um status

Muitas vezes o fluxo de trabalho é alterado e algumas etapas são removidas do processo. Caso isso aconteça, é possível inativar os status que não serão mais utilizados.


Ao inativar um status com atividades vinculadas, o sistema irá sugerir a substituição para outro status ativo.


Status em jobs X Status em tarefas

Os status cadastrados valem para jobs e tarefas. A diferença é que os status para as tarefas não são obrigatórios, mas funcionam muito bem, principalmente se várias pessoas estiverem trabalhando em um job simultaneamente.

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