Estou tentando excluir uma conta/categoria, mas apareceu uma mensagem de erro. O que fazer?

Você está tentando excluir uma conta bancária ou categoria financeira, mas está aparecendo uma mensagem de erro informando que não é possível pois existem faturas cadastradas para ela? Neste artigo vamos te mostrar como resolver isso!

Quando isso acontecer, será necessário localizar todos os lançamentos vinculados à conta ou categoria e alterá-los para outra, para assim conseguir realizar a exclusão.

1-Dec-12-2023-03-03-24-5202-PM

Primeiro vamos localizar os lançamentos cancelados vinculados a essa conta ou categoria e reabri-los, para que depois possamos editá-los junto com os outros lançamentos.

Para isso, clique em Financeiro > Lançamentos > ícone de filtro, use o filtro de Conta ou Categoria e selecione o que está tentando excluir. Em Data filtre um período bem grande, pois é possível que tenham lançamentos desde o ano 2000 até 2050, por exemplo, e em Situação deixe selecionado apenas “Canceladas”.

2-Dec-12-2023-03-03-25-2252-PM

Se houverem lançamentos cancelados, clique no Menu de contexto (três pontinhos) > Selecionar, selecione todos eles e, na barra superior, clique em Reabrir lançamentos > Confirmar.

3-Dec-12-2023-03-03-25-6265-PM

Continue na pauta de lançamentos, use os mesmos filtros e em Situação deixe selecionado apenas “Abertas” e “Quitadas”.

Clique no Menu de contexto (três pontinhos) > Selecionar, selecione todos os lançamentos e, na barra superior, mude para outra conta ou categoria. 

4-Dec-12-2023-03-03-28-1231-PM

Caso esteja tentando excluir uma conta bancária, existem 2 particularidades, que são as transferências bancárias e os ajustes de saldo.

No caso de transferências bancárias, será necessário cancelar individualmente, pois lançamentos desse tipo não podem ser selecionados nas ações em massa. Para isso, clique no Menu de contexto (três pontinhos) ao lado do lançamento > Cancelar Transferência > Confirmar.

5-Dec-12-2023-03-03-20-8166-PM

Caso haja ajustes de saldo cadastrados para a conta bancária, será necessário excluir todos eles para que consiga realizar a exclusão da conta.

Para isso, na tela das contas bancárias cadastradas clique no ícone de lápis ao lado da conta que deseja excluir, mude para a aba Ajuste de saldo e clique no ícone de lixeira ao lado de cada ajuste de saldo que houver.

6-Dec-12-2023-03-03-22-1345-PM

Após isso, basta tentar realizar a exclusão novamente.

7-Dec-12-2023-03-03-25-6009-PM

 

 

Veja também: