Como exportar arquivo para compra de mídia no Globo Ads

Praticidade é tudo o que queremos e, para quem é responsável pela área de mídia, quanto mais rápida for a comunicação e compra de espaço para veiculação, melhor. Pensando nisso, disponibilizamos a possibilidade de exportação de um arquivo para que seja feita a compra de mídia no portal da Globo, sem necessidade do preenchimento manual da planilha ou trocas de e-mails.

Mas, antes de exportar o arquivo, é preciso se atentar se a PI possui apenas uma grade, se os cadastros de redes, veículos, praças e programas estão com seus respectivos mnemônicos e se o título do documento não extrapola o máximo de caracteres permitidos (até 15). Tudo isso é importante para atender aos requisitos da Globo ;)

O que são mnemônicos?

Os mnemônicos são siglas ou frases, por exemplo, para auxiliar na memorização de alguma informação. 

Um exemplo bem famoso no mundo do marketing são os 4Ps de Kotler: produto, preço, promoção e praça. É mais fácil lembrar dos princípios do marketing quando sabemos que são quatro palavras que começam com a letra P, do que lembrar deles sem nenhum apoio. 

Para a compra de mídia no Globo Ads (antigo Sis.com), os mnemônicos utilizados possuem de 3 a 4 letras e representam os nomes da rede, dos veículos, praças e programas! 

Onde e como incluir os mnemônicos no sistema

Antes de exportar o arquivo para importar no Globo Ads e realizar a compra de mídia, é necessário dar um passo para trás e verificar se os mnemônicos, que são obrigatórios, estão vinculados a alguns cadastros: redes, veículo, praças e programas da mídia TV.

Redes: nas configurações do módulo de mídia, está disponível o cadastro das redes. No caso do Globo Ads, o mnemônico será o GLO e o nome da rede fica a seu critério o preenchimento (Globo, Rede Globo).

Como exportar arquivo para compra de mídia no Globo Ads

Veículo: dentro da edição do cadastro do veículo, existem campos específicos para as informações de mídia. É preciso vincular a rede ao cadastro do veículo, ok?

Praças: nas configurações de mídia, ao cadastrar ou editar uma praça, existe um campo específico para incluir essa informação.

Como exportar arquivo para compra de mídia no Globo Ads 2

Programas: em mídia TV, onde estão os cadastros dos programas, além de incluir o mnemônico na hora de cadastrar ou realizar a edição, é necessário também vincular a rede em que esse programa se encontra.

É essencial seguir os passos acima, porque o sistema da Globo realiza essa validação no momento em que você fizer o upload do arquivo.

Como exportar o arquivo para importar no Globo Ads

Agora que os cadastros estão devidamente configurados, será possível realizar a exportação do arquivo :)

O título do documento precisa ter até 15 caracteres, ok?

Na PI (pedido de inserção), com os mnemônicos vinculados aos programas, praças e veículos, e com a grade de veiculação e valores definidos, basta clicar em Exportar > Globo Ads e prontinho!

O arquivo, em formato txt, será salvo em seu computador e estará pronto para a importação e compra de mídia no Globo Ads. 

Obs.: para a compra de mídia na Globo, a PI precisa ter apenas uma grade, não esqueça!

Veja também: