Central de Ajuda Operand

O que são Centros de Custo?

O Centro de Custo é mais uma forma de classificar as movimentações financeiras, uma prática simples que auxilia a controlar quanto um determinado departamento gastou ou qual o lucro em um projeto. Para começar, é importante conhecer a diferença entre Categorias e Centros de Custo. A Categorização de lançamentos mostra com “o que” está gastando/ganhando dinheiro, já com o Centro de Custo visualizamos “onde” as receitas e despesas estão acontecendo.

Uma despesa na Categoria “Compras Equipamentos” pode ser vinculada a diferentes departamentos, por exemplo, Centro de Custo Criação ou Centro de Custo Comercial.

A divisão da empresa por departamentos possibilita um controle mais eficaz e com nível de detalhamento maior para os relatórios financeiros. Com os Centros de custo conseguimos organizar os gastos e recebimentos para analisar os diferentes departamentos da empresa, auxiliando na tomada de decisão.

Para cadastrar os Centros de custo, basta acessar o menu Configurações > Financeiro > Centros de Custo > Adicionar Novo, preencher o Título do Centro de Custo e Salvar.