O que são custos fixos e custos variáveis

Custos fixos são aqueles que acontecem com recorrência e os custos variáveis acontecem eventualmente.

Nem só de receitas vive uma empresa (quem dera) e são muitas despesas todo mês, não é? Somos defensores da estruturação do plano de contas com a separação dos custos fixos e variáveis, porque dessa forma você saberá exatamente em quê estão indo os recursos da sua empresa. 

Os custos variáveis são aqueles que não acontecem todos os meses. Pode ser a compra de um equipamento novo, a contratação de um freelancer, bolinho e salgadinhos para comemorar alguma conquista.

Já os custos fixos são aqueles que são recorrentes, como o pagamento de salários, de aluguel, conta de telefone. 

No Operand, existe uma facilidade ao lançar os custos fixos. Ao invés de lançar as faturas, individualmente, todo mês, quando você adicionar despesa, após informar o valor e o vencimento, é só definir a condição mensal (ou outra frequência que aquela despesa acontece) e escolher quantas vezes aquele lançamento deverá ser repetido.

O-que-são-custos-fixos-e-custos-variáveis-1

Alguns custos fixos têm variação nos seus valores, como a conta de energia elétrica, por exemplo. Mas é possível tirar uma média das contas anteriores, para lançar essas despesas e conseguir acompanhar no relatório fluxo de caixa como estarão os próximos meses. Quando você souber o valor da conta, basta realizar a alteração dentro do lançamento 😊

Veja também: