Personalização do PDF nas propostas

A Proposta Comercial é o documento que você pode apresentar ao cliente descrevendo os serviços que a sua empresa oferece e os valores cobrados pelos mesmos. 

Esses serviços variam de acordo com o ramo que sua empresa atua, podendo ser serviços de criação, coordenação, assessoria de imprensa, entre outros.

Após preencher os campos desejados da proposta, é possível apresentá-la ao cliente gerando um documento em PDF. Para isso, clique em Exportar. Aqui, teremos a opção de exportar sem personalizar as informações e imprimir o documento diretamente sem personalizar, ou então, personalizar o PDF para que apareçam apenas as informações desejadas.

Você pode escolher a data que aparecerá no documento. Entretanto, caso seja necessário apresentar a proposta com uma data diferente da data atual (do mesmo dia), é possível selecionar uma data retroativa, se assim desejar. 

Além disso, você pode escolher quais sessões da proposta irão aparecer ou não, basta clicar no botão. É bem simples, as sessões em que você deixar Sim selecionado irão aparecer ao gerar o PDF. As sessões que deixar Não selecionado, não aparecerão após gerar o PDF.

Ao especificar o valor de cada serviço, muitos clientes podem questionar os valores e retirar alguns itens importantes da proposta. Portanto, caso prefira, é possível ocultar os Valores do itens.

Outras empresas preferem não mostrar a soma dos itens, pois oferecem diferentes cenários ou planos. Então, basta ocultar a soma do valor dos itens. Em paralelo coloque Não para ocultar os dados de faturamento da proposta.

Além disso, fica a seu critério e da sua empresa escolher quais informações irão aparecer na proposta, de acordo com o que é mais relevante para a sua estratégia comercial.

Tanto os dados da sua empresa como a logo que aparecem no documento da proposta, devem ser inseridos em configurações > empresas

Os dados do cliente que aparecem na proposta, são os que foram inseridos no módulo Pessoas > Clientes.

Em embutir encargos, temos a opção de mostrar o total de encargos relacionados ao serviço. Para isso, basta deixar selecionado Não e então o valor aparecerá. 

Agora, há casos em que o valor de encargos não deve ser mostrado, nesse caso, deixe Sim selecionado e então o valor dos encargos será distribuído igualmente entre os itens da proposta. Para que o valor da proposta feche corretamente, ao embutir os encargos o valor dos itens ficará com 3 casas decimais após a vírgula.

Pronto! Agora é só enviar a proposta ao cliente e bons negócios!