Por que é importante realizar a limpeza dos dados de navegação?

Em quase 100% dos casos, quando você está navegando por um site, dados estão sendo armazenados na memória do seu navegador. No caso de um sistema online como o Operand, não é diferente.

Se você já entrou em contato com a gente por conta de algum problema, é bem provável que nossa primeira orientação foi que fizesse um teste em modo anônimo e depois realizasse a limpeza dos dados de navegação, certo?

Estes procedimentos são importantes para identificarmos se o problema que está acontecendo é algo relacionado ao Operand ou se tem a ver com conflitos de dados no navegador.

Como acessar em modo anônimo?

No modo anônimo nenhum dado é armazenado, então é importante verificar o funcionamento do Operand nesta aba.

Para acessar a aba anônima no Chrome (que é o navegador mais comum), basta clicar no Menu do navegador e em Nova janela anônima.

1-Jan-03-2023-09-35-41-6360-PM
Em outros navegadores, como o Safari, você encontrará o modo anônimo como “Navegação Privada”.

Como realizar a limpeza dos dados de navegação?

Todos os dias, à medida que você acessa um site, os seus dados de navegação e preferências são armazenados no navegador. Quando o OP funciona direitinho na aba anônima, a limpeza desses dados torna-se necessária.

Você pode fazer isso de duas formas:

Direto pelo Operand

Essa possibilidade é legal, pois foca somente nos dados relacionados ao sistema. Para isso, clique sobre o seu Avatar > Configurações > Geral > Limpar dados de navegação e confirme clicando em Limpar todos os dados de navegação

Quando a limpeza for finalizada, será necessário logar novamente no sistema. 

2-Jan-03-2023-09-35-36-1228-PM

Pelo navegador

Nas configurações do seu navegador existe a possibilidade de realizar a limpeza. Geralmente o padrão é a remoção dos dados de apenas um dia, mas é fundamental que ela seja feita de todo o período, ok?

Confira como realizar a limpeza nos principais navegadores:

Google Chrome

Clique no Menu > Mais ferramentas > Limpar dados de navegação, no intervalo de tempo selecione “Todo o período'', marque as opções de cache e cookies e clique em Remover dados.

3-Jan-03-2023-09-35-35-7939-PM

Microsoft Edge

Clique no Menu > Histórico > Limpar dados de navegação, no intervalo de tempo selecione “Desde o começo”, marque as opções de cache e cookies e clique em Limpar agora.

4-3

Mozilla Firefox

Clique no Menu > Histórico > Limpar histórico recente, no intervalo de tempo selecione “Tudo”, marque as opções de cache e cookies e clique em OK.

5-4

Safari

Clique no Menu > Preferências, na aba Privacidade clique em Remover todos os dados dos sites > Remover agora.

6-1

Opera

Clique no Menu > Histórico > Limpar dados de navegação, no intervalo de tempo selecione “Todo o período”, marque as opções de cache e cookies e clique em Limpar dados.

7-1
Se mesmo realizando a limpeza dos dados de navegação algum problema continuar acontecendo, é importante investigar mais a fundo.

Claro que pode existir algum problema no produto, mas também é possível que o navegador esteja desatualizado ou que alguma extensão instalada esteja impactando no funcionamento do sistema.

 

 

Veja também: