Como faço para cancelar lançamentos financeiros

Fazer a gestão financeira não é tão simples e assim e, no meio de tantas rotinas e registros que precisam ser feitos, é comum lançar uma ou outra despesa, por exemplo, por engano. 

Além disso, nenhuma empresa está livre da desistência de um job quando todas as receitas já foram lançadas no financeiro.

Esses lançamentos, que não serão pagos, nem recebidos, não podem ser considerados, então é preciso cancelá-los do sistema, certo? Existem algumas formas de fazer isso pelo Operand e vamos te mostrar todas elas a seguir. 

Pela pauta de lançamentos:

Basta você localizar o lançamento que deseja cancelar e, na coluna status, mudar a situação para cancelado. Ou, pelo menu de contexto relacionado a esse lançamento, basta escolher a opção cancelar e depois definir quais lançamentos serão cancelados.

Pelas ações em massa:
Se a intenção é cancelar vários lançamentos de uma única vez, aproveite as ações em massa. Basta selecionar todos os lançamentos e, na barra vermelha, em status, mudar para cancelado

Por dentro do lançamento:
Ou, se você estiver dentro do lançamento financeiro, em status pode fazer a alteração também, mudando para cancelado

É importante você saber que não é possível cancelar lançamentos que já foram quitados, ok? Se precisar fazer isso, primeiro terá que reabrir e aí sim realizar o cancelamento. 


Caso precise consultar os lançamentos cancelados, basta utilizar o filtro por situação. Se quiser, pode ainda reabrir um lançamento, caso tenha sido cancelado equivocadamente. 

No Operand, não existe a opção “excluir” um lançamento financeiro ou um documento, por exemplo. Essa é uma forma que encontramos de te dar segurança, caso precise recuperar algo.

Veja também: