Quais os objetivos de cada relatório do Operand

Não basta lançar jobs ou registrar todas as movimentações financeiras do seu negócio. É preciso analisar! :)

No OP, existem vários relatórios disponíveis para auxiliar na gestão da empresa, como um todo, ou com foco em determinada área. Existem gráficos, na visão resumida, que mostram em tela as informações que são, de certo modo, mais importantes, mas existe ainda a visão detalhada, que permite a visualização de todas as informações, organizadas em uma espécie de planilha, que pode ser exportada em PDF ou Excel. 

Dependendo da sua permissão de acesso, pode ser que não consiga visualizar algum relatório. A regra geral é: se você tem acesso de administrador, pode visualizar tudo e se tem acesso total em determinado módulo, pode visualizar relatórios que correspondem somente a ele. 

Agora, vamos aos objetivos de cada um dos relatórios do Operand? 😊

Timesheet: esse é um dos nossos relatórios favoritos! O timesheet é uma ferramenta fantástica e, nada mais justo, do que ter um relatório onde seja possível analisar como o tempo da sua equipe foi aproveitado. Com esse relatório, você pode ainda ter uma noção do volume de retrabalho e se alguém está esquecendo de acionar o timesheet.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand
Projetos: o relatório de projetos é gerado por um cliente de cada vez, mas é possível se aprofundar e realizar mais filtros. É um relatório bem robusto que mostra todos os documentos relacionados ao projeto, com seus respectivos valores e status das atividades.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 2
Jobs: se você precisa saber se seus jobs estão sendo entregues dentro do prazo ou se estão sendo executados dentro do tempo estimado, por exemplo, esse é o relatório ideal. É nele que você consegue realizar uma análise completa de todas as atividades com base em diversas informações. Você pode combinar alguns filtros e identificar, por exemplo, o volume de tarefas concluídas por determinado colaborador em um único dia. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 3

Apontamentos por usuários: você sabe quanto custa o trabalho dos seus colaboradores? Se sua empresa sabe o valor/hora de cada um e se realizam o controle de timesheet, é nesse relatório que irá visualizar quais são os colaboradores “mais caros” para a sua empresa. Lembrando que ser mais caro pode ter relação direta com a qualidade e volume de entrega realizada, ok? :)

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 4

Apontamentos por clientes: quais clientes têm um custo maior para a sua empresa? Assim como o relatório de apontamentos por usuários, é preciso ter o valor /hora dos colaboradores cadastrados e usar muito o timesheet. Com base nesses dados, são apresentadas no relatório várias informações importantes que, quando cruzadas com outros relatórios, você pode identificar, por exemplo, se o que está sendo cobrado do seu cliente é o suficiente para pagar a mão de obra da equipe e gerar algum lucro.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 5

Clientes: é um relatório simples, desenvolvido com o objetivo de que você possa gerar um documento e ter em mãos os dados cadastrais de todos os seus clientes.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 6

Lançamentos: esse é o relatório mais completo para quem precisa fazer uma análise das despesas, receitas ou transferências. São diversos filtros que, quando combinados, são capazes de fornecer informações importantes para a manutenção e tomada de decisões financeiras. Você pode usar esse relatório para identificar quais clientes estão inadimplentes, por exemplo. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 7

Fluxo de caixa: empresas que possuem um plano de contas estruturado e tem um controle financeiro eficiente, não abrem mão desse relatório, que permite visualizar com clareza como serão os próximos meses, com base em tudo o que já está lançado no sistema. O fluxo de caixa é a realidade financeira, pois considera tudo o que está quitado e o que está previsto. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 8

Contas: mais um relatório focado no financeiro para auxiliar empresas que trabalham com várias contas bancárias e precisam entender, e acompanhar, o saldo realizado e previsto, com base em todos os lançamentos cadastrados. É, basicamente, uma espécie de extrato bancário.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 9

Demonstrativo por competência: por mais que a visualização seja muito semelhante ao fluxo de caixa, o relatório de competência mostra em quais meses, por exemplo, foram feitas mais vendas. Acompanhar esse relatório é importante, porque você pode identificar se existem meses, historicamente, ruins para vendas e se antecipar para tomar decisões e mudar esse resultado ;)

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 10

Movimentação por cliente: você sabe quais clientes são responsáveis pelo maior volume de receita, ou despesa, que sua empresa movimenta? Nesse relatório é possível identificar quais clientes contribuem, mesmo que indiretamente, pelas comissões recebidas dos veículos.

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 11

Movimentação de terceiros: no caso desse relatório, a maior vantagem é conseguir visualizar de forma mais clara e rápida, todas as receitas relacionadas a determinado fornecedor, por exemplo, para facilitar na cobrança. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 12

Propostas: acompanhar as negociações comerciais, seus respectivos valores, se a venda foi fechada ou não, é importante para entender se o mercado está quente ou se existe algum ponto a ser trabalhado internamente. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 13

Mídia: além de visualizar todos os documentos de mídia cadastrados no sistema, você pode visualizar quais clientes são responsáveis pelas mais altas comissões e honorários que sua empresa recebe. É importante também para analisar quais os tipos de mídia mais utilizados e, combinando filtros, entender quais valem mais a pena $$ para a sua empresa. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 14

Produção: com esse relatório, você consegue avaliar o volume de pedidos de produção cadastrados no sistema e quanto de BV e honorários sua empresa está ganhando, seja de um determinado fornecedor, cliente ou de forma geral. Além disso, utilizando os filtros, você consegue verificar se algum documento ficou pendente de envio ao financeiro. 

Quais os objetivos de cada relatório do Operand 15

Veja também: