Central de Ajuda Operand

Relatório Fluxo de Caixa

A análise do relatório de Fluxo de Caixa anual é essencial para acompanhar a saúde financeira da sua empresa e deve ser feita periodicamente. Ela ajuda a se antecipar e traçar estratégias com o objetivo de impulsionar o crescimento ou reverter fases negativas.

Nesse relatório é possível visualizar todos os valores já quitados e também os previstos, tanto de recebimentos como de pagamentos. O fluxo de caixa não considera lançamentos em atraso que estão em aberto no cálculo de valores previstos. Para ter essa visualização utilize o relatório de Lançamentos

No relatório de Fluxo de Caixa, na visão Resumida, existem infográficos que apresentam o Resultado Anual Previsto e o Balanço Anual Previsto

No Resultado Anual Previsto, obtemos o Índice de Lucratividade, que indica qual é o ganho, em percentual, sobre o trabalho que foi desenvolvido.

A fórmula para o cálculo de Lucratividade é simples:

Lucratividade = (Saldo ou Lucro Líquido / Receita Total) * 100.

O Balanço Anual Previsto é o Total em porcentagem (%) de Receitas e Despesas previstas até o final do ano, ou seja, a soma das entradas e saídas quitadas dos meses que passaram e previstas dos meses que estão por vir. 

Na opção Detalhado, temos as receitas e despesas mês a mês com o saldo final de cada período.

Quanto mais detalhado e bem estruturado estiver o plano de contas (saiba mais aqui), melhor será essa avaliação e, a partir disso, com a clareza de onde e quando está entrando ou saindo mais recursos, será possível tomar decisões estratégicas com mais embasamento: corte de gastos, mais prospecção, adiantamento de pagamentos, negociação de prazo com fornecedores/prestadores de serviços, etc.