O que é e como analisar o relatório financeiro de contas no Operand?

O objetivo do relatório é visualizar e acompanhar os saldos das contas bancárias com base nas movimentações financeiras.

Acompanhar a saúde financeira de qualquer negócio é fundamental, pois é preciso entender o cenário da empresa para tomar decisões com mais estratégia.

No relatório financeiro de contas do Operand, é possível ter uma visualização semelhante à de um extrato bancário. Nele constam os saldos atuais das contas e um histórico de lançamentos, com receitas e despesas quitadas e previstas, além dos ajustes de saldo e transferências entre contas.

Como ter disciplina na organização financeira?

Com as contas bancárias cadastradas e o saldo inicial informado, para ter um ponto de partida, é preciso de atenção ao realizar os lançamentos financeiros. 

Sempre certifique-se de que os lançamentos estejam com as contas corretas informadas e a quitação na data em que realmente aconteceu o pagamento ou recebimento. Registre também lançamentos futuros, utilizando as condições e as transferências entre contas.  

Importante: ao cadastrar um lançamento financeiro sem informar a conta, ele entra automaticamente na conta padrão.

Como analisar o relatório de contas?

Esse relatório estará disponível se você tiver permissão total no módulo de financeiro. Para acessá-lo basta ir em Relatórios > Financeiro > Contas.

Você pode aplicar filtros por conta, situação e data para facilitar a sua análise. As informações são apresentadas em dois modos: o Resumido e o Detalhado.

Como funciona o modo Resumido?

No bloco Saldo das contas, de forma clara é possível identificar o saldo total e os saldos de cada uma das contas bancárias cadastradas.

Além disso, o sistema apresenta também um gráfico, com todos os lançamentos de receitas e despesas separados por categorias.

Como funciona o modo Detalhado?

É nessa visão que você consegue acompanhar as movimentações financeiras em cada uma das contas bancárias e o saldo ao efetivar uma ação.

No início do relatório está o saldo anterior, ou seja, quanto tinha no dia anterior ao período selecionado no filtro. No final está o saldo acumulado realizado, que considera o saldo anterior + movimentações efetivadas no período (quitação, transferências e ajustes de saldo) e o saldo acumulado previsto, que considera o saldo que teria se todos os lançamentos do período tivessem sido efetivados. 

Você pode exportar a visão detalhada em PDF ou Excel. Para isso, basta clicar em Exportar e definir o formato desejado.

Importante: a coluna saldo estará sempre em branco quando os lançamentos ainda estiverem em aberto.

Quais informações consigo obter com esse relatório?


Com esse relatório é possível verificar, por exemplo:

  • Em que momento possíveis divergências entre seu extrato e o sistema começaram a aparecer;
  • Quanto sua empresa terá em caixa no final do período, considerando a efetivação de todas as movimentações na conta.

Lembrando: tudo isso depende de uma rotina bastante disciplinada na operação financeira, com o registro dos lançamentos previstos e quitação nas datas corretas. 

 


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