O que é e como analisar o relatório financeiro de contas no Operand

O objetivo do relatório é visualizar e acompanhar os saldos das contas bancárias com base nas movimentações financeiras.

Acompanhar a saúde financeira de qualquer negócio é fundamental, porque é preciso entender o cenário da empresa para tomar a decisões com mais estratégia.

No relatório financeiro de conta do Operand, é possível ter uma visualização semelhante à de um extrato bancário. Nele, constam os saldos atuais das contas e um histórico de lançamentos, com receitas e despesas quitadas e previstas, além dos ajustes de saldo e transferências entre contas.

Disciplina na operação financeira

Com as contas bancárias cadastradas e saldo inicial informado, para ter um ponto de partida, é preciso atenção ao realizar os lançamentos financeiros. 

Sempre se certifique de que os lançamentos estejam com as contas certas informadas e a quitação na data em que realmente aconteceu o pagamento ou recebimento. Registre também lançamentos futuros, utilizando as condições, e as transferências entre contas.  

Lembre-se: ao cadastrar um lançamento financeiro sem informar a conta, ele entra automaticamente na conta padrão.

Como analisar o relatório de contas

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para que o relatório de contas seja melhor aproveitado, é chegada a hora de analisar. Esse relatório estará disponível se você tiver permissão total no módulo de financeiro, ok? 😉

Você pode aplicar filtros por conta, situação e data e, dessa forma, facilitar a sua análise.

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.

Visão resumida

De forma clara, é possível identificar facilmente, no gráfico saldo das contas, o total e valores específicos de cada uma das contas cadastradas no sistema.

Além disso, o sistema apresenta todos os lançamentos de receitas e despesas, separadas por categorias.

Visão Detalhada

É nessa visão que você consegue acompanhar as movimentações financeiras em cada uma das contas bancárias e o saldo ao efetivar uma ação, seja a quitação de um lançamento, transferência entre contas ou ajuste de saldo.

Nesse “listão” estão todos os lançamentos financeiros, de acordo com os filtros realizados, seja buscando por uma conta em específico ou período. 

No início do relatório está o saldo anterior, ou seja, quanto tinha no último dia antes do período selecionado no filtro. No final, está o saldo acumulado realizado, que considera o saldo anterior + movimentações efetivadas no período (quitação, transferências e ajustes de saldo) e o saldo acumulado previsto, que considera o saldo que teria se todos os lançamentos do período tivessem sido efetivados. 

A coluna saldo estará sempre em branco quando os lançamentos ainda estiverem em aberto, ok? 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros.

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • Em que momento as possíveis divergências, entre seu extrato e o sistema, começaram a aparecer;
  • Quanto sua empresa terá em caixa, no final do período, considerando a efetivação de todas as movimentações na conta.

Lembrando que, tudo isso depende de uma rotina bastante disciplinada na operação financeira com o registro dos lançamentos previstos e quitação nas datas corretas. 

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