O que é e como analisar o relatório de lançamentos financeiros no Operand

O relatório de lançamentos tem o objetivo principal de apresentar todos os dados relacionados aos registros financeiros.

Você já ouviu falar que o financeiro é o coração da empresa? Nós concordamos. Se as finanças não estão boas e não for feito algo urgente para resolver, a empresa pode quebrar. 

O cuidado com as finanças precisa ser diário e o acompanhamento frequente, para que, caso algo ruim aconteça, seja possível fazer uma análise, conferência e tomar uma atitude orientada por dados!

No relatório de lançamentos financeiros estão todas as movimentações que acontecem e é com ele que, inicialmente, você conseguirá visualizar se tudo o que foi registrado está correto: a conta bancária está certa? E a data de vencimento? 

Disciplina no controle financeiro

Não existe uma análise sólida sem registros bem documentos, concorda? Então todas as movimentações financeiras que acontecem na sua empresa precisam estar no Operand devidamente registradas.  

Além das receitas e despesas, é importante registrar transferências entre contas e manter o saldo de acordo com o que sua empresa realmente possui em caixa. 

Procure lançar e quitar os lançamentos nas datas corretas e acompanhar sempre o que já foi realizado e o que está previsto. Sobre o que está previsto, mesmo que você não saiba o valor exato de uma conta de energia elétrica, por exemplo, lance uma média como recorrência para ter uma noção de como sua empresa estará em determinado mês, do ponto de vista financeiro. 

Como analisar o relatório de lançamentos financeiros

Com um controle financeiro de primeira linha, é chegada a hora de analisar os resultados. 

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.

Na parte superior da tela, é mostrado quando os dados foram gerados e você pode atualizá-los facilmente e manter sua análise com os dados atualizados. Por padrão, as informações serão sempre relacionadas ao mês vigente e consideram lançamentos abertos e quitados.


Visão Resumida

De forma clara, é possível identificar através do gráfico receitas/despesas os valores totais para o período selecionado, tudo o que já foi recebido/pago e o que tem a receber/a pagar. A cor azul do gráfico é relacionada às receitas e a cor vermelha refere-se às despesas. O tom mais claro é referente ao que ainda está em aberto 😊

Além disso, o sistema apresenta os resultados, que mostra o saldo conforme tudo o que foi realizado x previsto no período. 

E, se houver alguma transferência entre contas no período, um gráfico também será gerado para que você visualize com facilidade os valores relacionados a esse tipo de transação.

Para fechar, o gráfico de receitas e despesas agrupadas por, que é dinâmico e você pode buscar os lançamentos, por categorias, por exemplo.

Você pode exportar todos esses gráficos e apresentá-los em uma reunião. Legal, né?

Visão Detalhada

É uma tabela e são apresentadas todas as informações relacionadas aos lançamentos: data de vencimento, pagamento, competência, conta, categoria, status/situação entre outras tantas informações.

Assim como no excel, por exemplo, você pode fazer filtros em todas as colunas para visualizar o que você deseja e, mais legal ainda, é a possibilidade de determinar quais colunas você quer que apareçam e reordená-las.

Se você quiser visualizar todos os lançamentos financeiros, para o mês vigente, por categorias de lançamentos, basta utilizar esse filtro e escolher a categoria em questão. 


Sempre que você fizer filtros na visão detalhada, eles serão refletidos nos gráficos da visão resumida. 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou excel, onde você poderá trabalhar mais com filtros.

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • tudo o que ainda está em aberto, relacionado às receitas, ou seja, você pode gerar um relatório de cobrança;
  • visualizar com mais facilidade as despesas do mês para, se necessário, negociar com fornecedores;
  • o saldo previsto, considerando todas as movimentações financeiras no período selecionado;
  • em quais categorias estão os maiores custos da sua empresa.

Lembrando que, tudo isso depende de uma gestão financeira detalhada, organizada e atualizada. 

Veja também: