O que é e como analisar o relatório de mídia (pauta) no Operand

A veiculação faz parte de um pedido de inserção e esse relatório mostra com facilidade as etapas, datas e valores desses documentos.

Para que uma campanha tenha sucesso, na maioria das vezes, é necessário criar uma estratégia de veiculação: seja na TV, no outdoor ou nas redes sociais. 

Toda empresa que atua e faz a ponte entre o cliente e veículo, precisa entender bem quais tipos de mídia são os mais “pedidos”, quanto a sua empresa tem de retorno, considerando os honorários e comissões e também se os documentos estão devidamente registrados da maneira correta. 

O relatório de mídia (pauta) é um apanhado que considera todas essas informações e, como explicamos no parágrafo anterior, ele só será realmente útil se a gestão dos documentos for feita de forma organizada. 

Disciplina no controle das mídias

O módulo de mídia é onde os pedidos de inserções, dos mais variados tipos, são geridos. 

Além de cadastrar todos os documentos, com as grades e valores de veiculação, é muito importante que os status e prazos sejam informados, com o envio do faturamento ao financeiro. 

Procure acompanhar as mídias que estão na pauta e mantê-las organizadas. Quando um pedido de inserção for completamente finalizado, conclua para que não seja considerado como um documento em aberto. 

Como analisar o relatório de mídia (pauta)

Agora que você já sabe que precisa ter os documentos de mídia bem organizados, é possível fazer uma análise de todas as informações com a ajuda do relatório 😊

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.

Na parte superior da tela, é mostrado quando os dados foram gerados e você pode atualizá-los facilmente e manter sua análise com os dados atualizados. Por padrão, as informações serão sempre relacionadas aos documentos com prazo ou envio ao financeiro no mês vigente e consideram documentos abertos e concluídos.


Visão Resumida

No primeiro gráfico, de receitas, é possível identificar facilmente os valores de comissão e honorários que sua empresa recebeu, ou tem a receber, considerando os documentos listados conforme filtros utilizados. 

Em tipos de mídia, é apresentada a quantidade de documentos com base no tipo da veiculação. 

Você consegue ainda identificar em qual status e situação a maioria dos documentos se encontra.

Em investimento por tipo de mídia, é possível identificar quanto teve de investimento, considerando o valor bruto + honorários, em cada tipo de veiculação.

E, no investimento por cliente, você consegue visualizar quais deles investem mais ou menos em mídia.

Ah, se existirem mídias onde a comissão foi negociada, nos dois relatórios de investimento, o cálculo é com base no valor líquido + comissão + honorários, ok? 

Para fechar, o gráfico de receitas agrupadas por, que é dinâmico e você pode visualizar os valores de comissão e honorários recebidos ou a receber, por cliente, por exemplo.

Você pode exportar todos esses gráficos e apresentá-los em uma reunião. Legal, né?

Visão Detalhada

É uma tabela e são apresentadas todas as informações relacionadas aos documentos: data de criação, envio ao financeiro, prazo, instrução de faturamento, valores, responsável, cliente, entre outras tantas informações. 

Assim como no excel, por exemplo, você pode fazer filtros em todas as colunas para visualizar o que você deseja e, mais legal ainda, é a possibilidade de determinar quais colunas você quer que apareçam e reordená-las.

Se você quiser visualizar todos os documentos que foram enviados para o financeiro no mês vigente, basta utilizar esse filtro em específico 😉


Sempre que você fizer filtros na visão detalhada, eles serão refletidos nos gráficos da visão resumida.

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou excel, onde você poderá trabalhar mais com filtros. 

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • todos os documentos que estão concluídos, mas não foram enviados para o financeiro;
  • as instruções de faturamento de cada um dos documentos;
  • o período total das veiculações, considerando todas as grades existentes no documento;
  • quais clientes estão dispostos a investir muito em mídia e o valor investido em cada tipo de veiculação. 

Lembrando que, tudo isso depende de um controle dos documentos de mídia eficiente e organizado. 

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