O que é e como analisar o relatório de movimentação por cliente no Operand

O objetivo do relatório é mostrar todos os lançamentos e resultados financeiros que são e/ou têm relação com o cliente.

É comum não entender ao certo o retorno financeiro que um cliente está gerando para a sua empresa. Será que é positivo ou negativo? 

Com o Operand e o relatório de movimentação por cliente, é possível analisar o saldo financeiro, considerando todas as transações relacionadas ao cliente, que podem ser diretas, como o recebimento de um fee mensal, como indiretas, que é o caso de um recebimento de comissão de mídia. 

Para isso, a gestão dos documentos integrados com o módulo financeiro e, gestão da pauta de lançamentos, são essenciais para um relatório sólido e com informações relevantes para a sua empresa. 

Disciplina na gestão dos documentos e lançamentos financeiros

O relatório só mostrará dados reais se os lançamentos financeiros estiverem relacionados aos clientes. Isso pode acontecer de algumas formas.

A primeira é cadastrando uma receita ou despesa em que o sacado/cedente é o próprio cliente. A segunda é informando que determinada despesa com Uber, por exemplo, é referente ao cliente. 

Outra forma de fazer isso, é cadastrar as propostas, produções e mídias, e enviar o faturamento delas para o financeiro. Sempre que isso é feito, os lançamentos, sejam de custos externos ou comissões, já ficam vinculadas ao cliente de forma automática. 

E, os lançamentos precisam sempre ser atualizados com a quitação e valores pagos e recebidos, para que o cálculo seja feito da forma correta. 

Como analisar o relatório de movimentação por cliente

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para ter as informações “tinindo” nesse relatório, bora analisar? 😊 

Antes, é importante que saiba que, para ter acesso a esse relatório, você precisa ter permissão de acesso total no módulo financeiro, ok?

Você pode fazer vários filtros, mas nós achamos que os mais interessantes são os por cliente e projeto. 

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada. 

Visão Resumida

Existem três infográficos nessa visão e permitem você visualizar os resultados, ou seja, o saldo realizado e previsto, considerando as receitas e despesas a receber/pagar e recebidas/pagas. 

Visão Detalhada

É uma lista e são apresentadas todas as movimentações financeiras relacionadas ao cliente. Nos filtros, você pode personalizar a consulta e obter resultados de um cliente específico ou um período determinado. 

Se você quiser, por exemplo, se nos projetos de fee mensal de um cliente o retorno é positivo, utilize esses dois filtros e selecione todos os projetos desse tipo de serviço. 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros. 

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • se o que você recebe do seu cliente cobre todas as despesas que tem com ele;
  • no caso de um saldo negativo, se é necessário o reajuste do valor cobrado do cliente ou, até mesmo, a demissão dele;
  • tipos de projetos mais ou menos lucrativos, caso a sua empresa organize bem os projetos de forma que fique fácil fazer essa pesquisa.

Lembrando que, tudo isso depende de uma organização e gestão eficiente dos documentos e lançamentos financeiros, sempre vinculados aos clientes, seja direta ou indiretamente. 

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