O que é e como analisar o relatório de propostas (faturamento) no Operand

O objetivo desse relatório é apresentar os detalhes dos faturamentos gerados a partir das propostas.

O Operand possui integração entre os módulos e, no caso das propostas, é possível vincular as negociações dos fechamentos de vendas com a área financeira da sua empresa. 

Sendo assim, o relatório de propostas (faturamento) é um apanhado que considera todas as propostas cujo faturamento foram enviados ao financeiro e ele só será realmente útil se a gestão dos documentos e estruturação do faturamento forem feitas da maneira correta. 

Disciplina no controle das propostas

Procure acompanhar as propostas que estão na pauta e mantê-las organizadas, com status, prazos e demais informações da forma correta. Quando uma proposta estiver em um status de aprovação, por exemplo, verifique os dados do faturamento, edite se for necessário, e envie ao financeiro. 

Somente dessa forma esses documentos serão considerados no relatório de propostas (faturamento). 

Como analisar o relatório de propostas (faturamento)

Agora que você já sabe que precisa ter os documentos e faturamentos das propostas bem organizados, é possível fazer uma análise de todas as informações com a ajuda do relatório, que estará disponível se você tiver permissão total no módulo de propostas. 

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada

Na parte superior da tela, é mostrado quando os dados foram gerados e você pode atualizá-los facilmente e manter sua análise com os dados atualizados. Por padrão, as informações serão sempre relacionadas aos lançamentos financeiros, do faturamento dos itens e custos externos, com envio ao financeiro no mês vigente. 

Visão Resumida

No primeiro gráfico, receitas por cliente, são considerados tudo o que sua empresa tem a receber dos seus clientes. Já no segundo gráfico, custos externos, são considerados todos os custos que sua empresa teve relacionado às propostas. 

E, no gráfico receitas e despesas por situação, são consideradas as situações de todos os lançamentos financeiros gerados nas propostas, ou seja, aqueles relacionados aos custos externos e aos faturamentos dos itens. 

Você pode exportar todos esses gráficos e apresentá-los em uma reunião. Legal, né? 

Visão Detalhada

É uma tabela e são apresentadas todas as informações relacionadas aos documentos e lançamentos gerados a partir deles: cliente, projeto, competência, data de vencimento, quantidade de parcelas, valores, entre outras tantas informações. 

Assim como no Excel, por exemplo, você pode fazer filtros em todas as colunas para visualizar o que você deseja e, mais legal ainda, é a possibilidade de determinar quais colunas você quer que apareçam e reordená-las. 

Se você quiser visualizar todos os lançamentos financeiros relacionados aos custos externos, com vencimento para o mês vigente, basta utilizar os respectivos filtros 😊 

Sempre que você fizer filtros na visão detalhada, eles serão refletidos nos gráficos da visão resumida. 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros. 

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • quanto a sua empresa tem de custo com deslocamento para reunião com cliente;
  • inadimplência relacionada às propostas e quais os clientes, e valores, responsáveis por esses atrasos.

Lembrando que, tudo isso depende de um controle das propostas organizado e com o faturamento enviado ao financeiro da forma correta. 

Importante: informações relacionadas a projetos ocultos e documentos pertencentes a projetos ocultos não são contabilizadas nos relatórios.

 

 

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