Como interpretar o resumo financeiro no Operand

A gestão financeira não pode ser negligenciada e o acompanhamento precisa ser, se possível, diário! Se você usa o Operand para a gestão financeira da sua empresa, já deve ter visto na pauta de lançamentos o resumo, certo? 

Bom, o resumo é um painel de indicadores relacionado aos valores que estão no módulo financeiro. É uma forma rápida de você visualizar o total previsto e realizado, do período e geral, além das transferências e se existem lançamentos em aberto nos meses anteriores ao filtro realizado.

Se você nunca viu esse resumo, ele está disponível no canto superior direito da pauta de lançamentos. 

Inicialmente, existe um gráfico onde estão as receitas e despesas. A porcentagem é relacionada a quanto do valor previsto no período já foi realizado, ou seja, quitado. No exemplo abaixo, temos um total previsto, para o mês de novembro, o recebimento de R$248.793,73 e, desse valor, já foi realizado R$228.229,48. Ou seja, já recebemos 91% do que tínhamos para receber no período. 

Logo abaixo está o saldo acumulado, que corresponde ao resultado da soma do saldo do período anterior + lançamentos do período consultado.

  • Anterior: é o saldo que fechou no mês anterior (ou no dia anterior ao período pesquisado), de todas as receitas e despesas quitadas. 
  • Realizado: é a soma do saldo anterior + saldo dos lançamentos quitados no período de filtro.
  • Previsto: contabiliza tudo! É a soma do saldo anterior + despesas e receitas quitadas e também aquelas ainda em aberto no período pesquisado.

No saldo do período são consideradas apenas as receitas e despesas do período consultado. 

  • Realizado: é a soma das receitas e despesas quitadas.
  • Previsto: é a soma das receitas e despesas quitadas + receitas e despesas abertas.

Existe um lugarzinho para mostrar também as transferências, já que elas não são consideradas nem receitas, nem despesas. Então você pode visualizar os valores movimentados nesse tipo de transação com bastante facilidade! As transferências mostradas são somente aquelas que aconteceram no período pesquisado, ok?

E, para finalizar, te “contamos” se existem valores ainda em aberto nos meses anteriores ao período pesquisado. No nosso exemplo, não deixamos nada para trás 😊

Veja também: