O saldo da conta no Operand não bate com o extrato do banco. O que eu faço?

Que atire a primeira pedra aquele que não se desesperou quando o extrato da conta bancária não bateu com o saldo da conta no Operand. Por mais preocupante que essa situação possa parecer, principalmente para as empresas que têm um fluxo financeiro muito grande, é preciso manter a calma para iniciar a análise e identificação do momento em que o saldo começou a divergir. 

Caso você tenha cadastrado a conta bancária no OP e não informou o saldo inicial, provavelmente a diferença é justamente essa, então informe esse valor dentro do cadastro da conta, nas configurações do módulo financeiro. 

 

Agora, caso o saldo inicial tenha sido cadastrado e mesmo assim a conta não fecha, o relatório de contas é ideal para te auxiliar nessa análise! Sugerimos que você gere extratos na sua conta bancária para saber exatamente o saldo inicial de cada mês. 

Com essa informação em mãos, no relatório, filtre pela conta onde existe a divergência, situação realizado e verifique, mês a mês, o saldo inicial do período. Em algum momento o saldo do período estará igual ao seu extrato bancário. Se a última vez que o saldo bateu foi no início do mês de agosto, significa que alguma transação dentro desse período está incorreta. 

Agora o processo é um pouco mais lento, porque será preciso analisar, registro por registro para identificar se existe algum lançamento a mais, a menos ou se algum valor está diferente do que está no extrato bancário.

Caso sua empresa trabalhe com muitas contas, é importante verificar se o lançamento “faltante” está cadastrado em outra conta bancária. 

Assim que encontrar a diferença, basta fazer o ajuste e pronto 😊

Caso o saldo continue divergente, é preciso repetir o processo, sempre do último mês que bateu para frente, até encontrar as inconsistências e o saldo, finalmente, ficar de acordo com o extrato bancário.

Sugerimos que essa conferência seja feita diariamente, principalmente para as empresas que têm um fluxo financeiro muito grande, conforme comentamos anteriormente. Qualquer lançamento cadastrado e quitado na data incorreta, pode ocasionar esse tipo de situação.

Uma dica: muitos bancos detalham no extrato os valores de rendimentos da conta, então garanta que lançamentos financeiros sejam registrados no sistema para esses valores, por menores que eles sejam. 

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