Central de Ajuda Operand

O que são e quando utilizar os cadastros de pessoas

Para realizar o cadastro de qualquer documento ou lançamento financeiro, no Operand, é preciso que ele seja vinculado à uma pessoa, que pode ser um cliente, fornecedor, veículo, prestador de serviço ou colaborador. 

Todos esses cadastros são realizados no módulo de Pessoas. Os cadastros são usados em situações específicas, com exceção dos clientes, e, têm seus objetivos. 

Clientes 

Geralmente, esses cadastros são mais utilizados por agências. São os clientes que a empresa atende e podem ser PF ou PJ. No caso de equipes de marketing, o cliente pode ser uma área da empresa ou filial, por exemplo. 

Os clientes aparecem em todos os módulos do sistema, desde a criação do projeto (em que é obrigatório selecionar o cliente) até o cadastro de uma fatura no financeiro. 

Veículos 

São as empresas que veiculam campanhas dos seus clientes, ou as da sua empresa, caso estejam se promovendo. São as rádios, jornais, televisão…

Os veículos aparecem em projetos, na hora de adicionar uma PI ou um lançamento financeiro por dentro dele, em propostas, caso adicione algum custo externo, no financeiro e em mídia, claro :)

Fornecedores 

Quando você cria as peças, os fornecedores são responsáveis pela produção desses materiais. São produtoras de vídeo, gráficas…

Assim como os veículos, esses cadastros aparecem ao abrir uma produção e cadastrar um lançamento financeiro por dentro do projeto, ao adicionar custos externos em propostas, no financeiro e no próprio módulo de produção. 

Prestadores de serviços

São todos aqueles que, de alguma forma, prestam algum tipo de serviço para a sua empresa. Os exemplos são bem abrangentes: Uber, bancos, empresa de telefonia, água, energia, prefeituras, diarista…

Eles aparecem para seleção ao cadastrar lançamentos direto no financeiro e por dentro de um projeto e custos externos nas propostas.

Colaboradores

É a sua equipe! São todos os funcionários que fazem, ou fizeram, parte da sua empresa. Esses cadastros não precisam ter, necessariamente, acesso ao sistema. Mas, todos os usuários do sistema, obrigatoriamente, precisam estar cadastrados como colaboradores. 

Esses cadastros aparecem ao realizar lançamentos financeiro por projeto ou direto no módulo financeiro e ao lançar custos externos em propostas. 

Obs.: o freelancer se encaixa como colaborador e também como um prestador de serviços, então sua empresa precisa avaliar de que forma esse cadastro será feito no sistema.

Veja também: