O saldo do banco não bate com o saldo Operand! O que fazer?

Em alguns momentos, mesmo que façamos um acompanhamento diário dos dados financeiros, pode acontecer do extrato da conta bancária apresentar um valor diferente do saldo de conta que consta no Operand.

Quando isso acontecer, é importante que alguns detalhes sejam revistos pela sua equipe financeira, para que o Operand se torne novamente um reflexo da sua conta bancária.  


Por onde começar?


Existem duas situações que você precisa verificar quando essa divergência ocorrer: 

1º - Se você acabou de cadastrar uma nova conta no OP, é muito importante que o saldo inicial dela seja informado, pois sem ele, os valores já iniciarão divergentes. Afinal, a finalidade do saldo inicial é informar quanto contém na sua conta, para termos então um ponto de partida. 

Em alguns casos, apenas com a inclusão dessa informação, os valores já voltam a se igualar. 

2º - A outra possibilidade é que essa seja uma conta antiga, onde você já cadastrou um saldo inicial e em algum momento os valores começaram a divergir. Quando isso acontecer, o ideal é que você utilize o relatório de contas para encontrar onde está a divergência. 


Como analisar o relatório e localizar a diferença?


O primeiro passo, é gerar um extrato bancário diretamente no sistema do seu banco, informando desde o momento em que os valores começaram a ficar diferentes.

Caso você não tenha ideia de quando essa divergência iniciou, o ideal é puxar extratos mensais até encontrar o primeiro mês incorreto. 

Com esta informação em mãos, vá no Relatório de Contas, e selecione a conta que está com a divergência de saldo, filtre pela situação de Realizado (o que indica que o lançamento já foi baixado), e no campo data, informe o mesmo período do extrato bancário.



Ao aplicar este filtro, na visão detalhada, avalie se o “Saldo Anterior” do relatório é o mesmo do “Saldo Inicial” do seu extrato bancário, se for, ótimo! Significa que a divergência de valores é posterior a esta data. 

A ideia é ir filtrando por períodos menores, para assim, encontrar o exato momento em que a divergência de valores iniciou. Então, você precisará ir verificando mês a mês, até encontrar o mês que a diferença começou, e então, verificar semanalmente e até mesmo diariamente, para ter uma maior precisão.

Nesta parte, o processo é um pouco mais lento, porque será preciso analisar registro por registro, para identificar se existe algum lançamento a mais, ou menos, ou até mesmo, se algum valor está diferente do que está no extrato bancário.


Alguns pontos importantes a considerar: 

Sabemos que nem sempre será algo fácil assim para corrigir, por isso, temos alguns pontos que precisam ser considerados caso você não esteja conseguindo encontrar essa diferença: 

  • Caso sua empresa trabalhe com muitas contas, é importante verificar se o lançamento “faltante” está cadastrado em outra conta bancária;
  • Muitos bancos detalham no extrato os valores de rendimentos da conta, então garanta que esses lançamentos financeiros sejam registrados no sistema, por menores que eles sejam;
  • Pode acontecer de algum lançamento ter sido cadastrado e quitado na data incorreta, ou até mesmo, ter ocorrido um erro de digitação durante a especificação do valor, então você pode puxar um relatório de lançamentos para se certificar de que não é este o problema;
  • Existe a possibilidade de alguns lançamentos terem sido agrupados automaticamente pelo banco no extrato bancário, mas no Operand eles terem sido lançados separadamente. É legal verificar se o valor faltante não é referente a este agrupamento;
  • Sugerimos que essa conferência seja feita diariamente, principalmente para as empresas que têm um fluxo financeiro muito grande.

Caso a divergência seja de um período antigo ou esteja muito difícil de identificar, você pode corrigir os valores de uma forma mais rápida, lançando um ajuste de saldo nesta conta. Para fazer essa ação é muito simples, pois você apenas irá adicionar um crédito ou um débito para igualar o saldo no sistema ao saldo que está no seu extrato. 


Veja também: