O saldo do banco não bate com o saldo do Operand, o que fazer?

Mesmo que façamos um acompanhamento diário dos dados financeiros, em algum momento pode acontecer de o saldo da conta bancária apresentar um valor diferente do saldo que consta no Operand.

Caso isso aconteça, é fundamental que a sua equipe financeira revise alguns detalhes para que o Operand volte a refletir fielmente a sua conta bancária.

Por onde começar?

Quando ocorrer essa divergência, é importante verificar duas situações específicas:

  1. Se você acabou de cadastrar uma nova conta bancária no Operand, é essencial que o saldo inicial dela seja informado, pois, sem ele, os valores já irão iniciar divergentes. Em alguns casos, apenas com a inclusão dessa informação os valores já voltam a se igualar. 
  2. A outra possibilidade é que essa seja uma conta bancária antiga, em que você já cadastrou um saldo inicial e em algum momento os valores começaram a divergir. Se essa for a situação, o ideal é que você utilize o relatório de contas para encontrar onde está a divergência. 

Como analisar o relatório para localizar a diferença?

O primeiro passo é gerar um extrato bancário diretamente no sistema do seu banco, desde o momento em que os valores começaram a ficar diferentes. Caso você não tenha ideia de quando essa divergência iniciou, o ideal é puxar extratos mensais até encontrar o primeiro mês incorreto. 

Com os extratos em mãos, clique em Relatórios > Financeiro > Contas, acesse os filtros e no campo Conta selecione a conta que está com a divergência de saldo.  Em Situação selecione “Realizado” (que indica que o lançamento já foi quitado), no campo Data informe o mesmo período do extrato bancário e clique em Buscar.

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Após aplicar este filtro, mude para o modo Detalhado e analise se o Saldo Anterior do relatório é o mesmo que o saldo Inicial do seu extrato bancário. Se for, significa que a divergência de valores é posterior à essa data. 

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Você terá que verificar mês a mês, até encontrar o mês que a diferença começou, ou até mesmo verificar semanalmente e diariamente, para ter maior precisão.

Nesta parte o processo é um pouco mais lento, pois será preciso analisar cada movimentação para identificar se existe algum lançamento a mais ou a menos, ou até mesmo se alguma informação (valor, vencimento, conta bancária) no sistema está diferente do que está no extrato bancário.

Pontos importantes a serem considerados

Entendemos que pode não ser uma tarefa simples, por isso, gostaríamos de destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração, caso você esteja tendo dificuldades para identificar essa diferença: 

  • Se a sua empresa tem várias contas cadastradas no sistema, é importante verificar se o lançamento “faltante” não está cadastrado em outra conta bancária.
  • Muitos bancos detalham no extrato os valores de rendimentos e de taxas de manutenção da conta, por exemplo. Garanta que todas essas movimentações do extrato estejam registradas no sistema, por menores que sejam.
  • Pode acontecer de algum lançamento ter sido quitado na data errada ou cadastrado com o valor incorreto. Você pode utilizar o relatório de lançamentos para verificar se este é o problema.
  • É possível que alguns lançamentos tenham sido agrupados automaticamente pelo banco no extrato bancário, e no Operand estejam lançados separadamente. Verifique se a divergência pode ser por causa deste agrupamento.
  • Sugerimos que essa conferência seja feita diariamente, principalmente para as empresas que têm um fluxo financeiro muito grande.

Caso a divergência seja de um período antigo ou esteja muito difícil de identificar, você pode corrigir os valores de uma forma mais rápida, lançando um ajuste de saldo nesta conta. Essa ação é muito simples, pois você irá apenas adicionar um crédito ou um débito para igualar o saldo do sistema com o saldo que está no seu extrato. 

 

 

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