O que é e como analisar o relatório de projetos no Operand

O objetivo desse relatório é apresentar todos os documentos vinculados aos projetos dos clientes para acompanhar o andamento dos mesmos.

Um projeto é, basicamente, um agrupador de atividades a serem executadas para chegar a um objetivo. 

No relatório de projetos do Operand, é possível analisar se as entregas estão acontecendo no prazo e tempo previsto, por exemplo, e monitorar as demais atividades para garantir o seu bom andamento. 

Ele é muito útil para gestores que querem uma visualização rápida e resumida de um projeto 😊

Disciplina na gestão de projetos e documentos

No sistema, qualquer documento precisa estar vinculado a um projeto. Porém, para que o relatório te ajude da melhor forma, é importante organizar os projetos e aproveitar vários dos recursos disponíveis, como o apontamento de horas e além dos jobs, utilizar os módulos de propostas, produção e mídia e gerenciá-los corretamente. 

Quando falamos sobre gerenciar os documentos, estamos nos referindo a conclusão dos jobs quando finalizados, das produções quando entregues, inclusão dos prazos das atividades e assim por diante. 

É necessário que seja feito dessa forma, para que as informações do relatório de projetos sejam compatíveis com a realidade da sua empresa. 

Dar nomes aos projetos, como Fee Mensal 12/2020, Fee Mensal 11/2020, Campanha de Natal, é crucial para que as pesquisas sejam feitas com mais facilidade. 

Como analisar o relatório de projetos

Com a gestão dos projetos e documentos relacionados acontecendo de forma organizada e com a utilização de ferramentas, como as tarefas e o timesheet, fazendo parte da cultura da sua empresa, é possível extrair muitas informações desse relatório. 

Para ter acesso a esse relatório, você precisa ter permissão de acesso total aos projetos e ele é gerado filtrando um cliente por vez, ok? 

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada. 

Visão Resumida

De forma clara, é possível identificar através do gráfico jobs, o total de horas apontadas pelos colaboradores no projeto (ou projetos, se você filtrou mais de um) e quanto elas custaram para a sua empresa, além do budget disponibilizado para execução dele. 

Ao lado, no gráfico de propostas, você consegue visualizar o valor cobrado do cliente relacionado aos serviços e peças desenvolvidas por sua empresa e também os custos externos. 

Logo abaixo, nos gráficos de produção e mídia, estão os valores que ficaram com a sua empresa relacionados às comissões e honorários.  

Visão Detalhada

É uma lista e são apresentadas todas as informações relacionadas aos documentos vinculados aos projetos, sejam eles jobs ou produções, por exemplo. 

Se você quiser, por exemplo, visualizar os projetos de fee mensal do último mês e seus respectivos documentos, basta selecionar esse projeto específico no filtro. 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros. 

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • as receitas geradas no projeto a partir de comissões e honorários em mídia e produção;
  • no caso dos jobs, se o tempo dedicado para execução das atividades está dentro do previsto;
  • os status dos documentos e se foram concluídos no prazo.

Lembrando que, tudo isso depende de um controle realmente eficiente dos projetos e documentos vinculados a eles. 

Veja também: